Livro Digital - Humanística TJRJ - Questões comentadas

MPF-estudo regular

Tópicos para debate dos concursos para Procurador da República.
  • ANÚNCIOS

MPF-estudo regular

Mensagempor Rlyra » 06 Out 2016, 22:37

Buenas. Buscando estudar para o MPF, achei legal criar um tópico voltado especificamente para discussão, independentemente de edital. Farei o 29º, mas não vou mudar minha rotina de estudos.
Rlyra
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Re: MPF-estudo regular

Mensagempor Rlyra » 06 Out 2016, 23:05

começando os trabalhos, segue a bibliografia que estou adotando para estudar para o MPF.
Grupo II:
Direitos Humanos:
a) André de Carvalho Ramos:Teoria Geral dos Direitos Humanos na Ordem Internacional.
b) André de Carvalho Ramos: Processo Internacional de Direitos Humanos.
c) André de Carvalho Ramos: Curso de Direitos Humanos.
d) Denise Neves Abade: Direitos fundamentais na Cooperação Jurídica Internacional;
e)Caio Paiva e Thimotie Aragon: Jurisprudência Internacional de Direitos Humanos.

Minorias:
a)Edilson Vitorelli: Estatuto da Igualdade Racial e Comunidades Quilombolas;
b)Edilson Vitorelli: Estatuto do Índio.
c)Coleção Saraiva: Direito à diferença (vols. 1,2 e 3).

Direito Constitucional:
a)Daniel Sarmento: Direito Constitucional-Teoria, História e Métodos de Trabalho
b)Gilmar Mendes: Curso de Direito Constitucional.

Metodologia Jurídica:
Bernardo Gonçalves Fernandes: Curso de Direito Constitucional (somente a parte de Hermenêutica Jurídica).

Direito Eleitoral:
a)Roberto Moreira de Almeida: Curso de Direito Eleitoral.
b)José Jairo Gomes: Direito Eleitoral.

Grupo II
Direito Administrativo:
a)José dos Santos Carvalho Filho: Manual de Direito Administrativo.

Direito Ambiental:
a)Paulo de Bessa Antunes: Direito Ambiental.
b)Frederico Amado: Direito Ambiental Esquematizado.

Direito Tributário:
a)Ricardo Alexandre: Direito Tributário Esquematizado

Direito Financeiro
a) Harrison Leite: Manual de Direito Financeiro
b) Ricardo Lôbo Torres: Curso de Direito Financeiro e Tributário.

Direito Internacional Público e Privado
a) Malcom N. Shaw: Direito Internacional.
b) anotações aulas do André de Carvalho Ramos.

GIII
Direito Econômico
a) Leonardo Vizeu: Lições de Direito Econômico
b) Paula Forgioni: Fundamentos do Antitruste
c) Eros Roberto Grau: A Ordem Econômica na Constituição de 1988

Processo Civil:
a)Luiz Guilherme Marinoni: O Novo Processo Civil
b)Marcus Vinicius Rios Gonçalves: Direito Processual Civil Esquematizado.

Direito Civil:
a) aulas LFG (Pablito)
b) Cristiano Chaves/Nelson Rosenvald: Direito Civil Parte Geral e LINDB

CDC: Leonardo de Medeiros Garcia-sinopse.

G IV
Direito Penal
a) Santo Graal (28º)
b) José Paulo Baltazar Jr: Crimes Federais.
c) Juarez Cirino dos Santos: Manual de Direito Penal

Processo Penal:
a)Eugênio Pacelli de Oliveira: Curso de Processo Penal.
b) Eugênio Pacelli de Oliveira e Douglas Fischer: Comentários ao Código de Processo Penal e sua Jurisprudência.
Rlyra
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Re: MPF-estudo regular

Mensagempor Gauss_Ninja » 02 Fev 2017, 17:48

Olá, colega Rlyra.

Também estou nas metas desde março/2016. Tomei bomba no ano passado no MP/PR, mas já tinha um mau presságio. Era apenas para treineiro, mas deu para ter uma noção da performance do "moleque" aqui :lol: :lol:

a) Particularmente, estou usando o que você usa e vejo bem a sua maturidade com o material de estudo top. ok para as matérias do Grupo I... apenas em Direito Constitucional que ainda inclui algo para questões específicas como controle de constitucionalidade... e também leio o Pedro lenza.. acho muito legal. Inclui em DHs os pareceres da CIDH/OEA que tem em português... saber os casos famosos por aih... principalmente em proteção internacional de DHs... ainda não tenho o livro do Vitorelli de Direitos Indigenas... tah em falta :cry:

b) Do Grupo II, em Direito Ambiental não gosto do Paulo de Bessa Antunes.. fiquei mesmo com o Thomé... e o Frederico Amado;
Direito Internacional Puhblico fico com o Valerio de Oliveira Mazzuoli, porque acho os demais muito fracos. E Dir intl. privado, fico com a Nadia de Araujo; o que você lê para crimes ambientais? legislação especial. E para improbidade adminsitrativa:?

c) Do Grupo III, ainda não tenho o livro da Paula Forgioni atualizado conforme a LFO nº 12.529... daih acabei comprando o livro do Eduardo Gaban... tem estudo de casos... muito bom... mas tambem vou ler a Forgioni quando comprar;
Direito Civil, fiquei com o Flavio Tartuce... nunca li nada absolutamente do Neves e Rosenvald... e processo civil comprei toda a coleção atualizada do Fredie Didier... não curto muito o Marinoni, porque é muito científico... não tanto para concursos; o Marcus Vinicius também tenho e leio junto com o Didier;

d) Do Grupo IV, em Direito Penal estou com o Cleber Masson e tambem o Greco... o que você lê para crimes federais? Em processo penal, estou seguindo tambem a sua leitura... e somei tambem algo para dosimetria da culpa e tambem criminologia, sabe? algo para porque sempre tem alguma questão.

Ademais, imprimo e leio os informativos STJ e STF... tentei deixar separado material de direito do trabalho e direito processual do trabalho, além de Direito Militar... mas não os leio, porque estou mais focado agora no edital do 29º CPR. Acho que ainda estou muito cru...mas a meta de uns 4 ou 5 anos... estão bem firmes.

O material da prova subjetiva e prova oral, fica mesmo com o Santa Graal, mesmo que teve uma pequena modificação na banca!!! da composição.. vamos ter que ver como isto impactará para as outras etapas.

Digam-me as boas, impressões... está um pouco parado por aqui.

abs.,

Gauss Ninja.
Gauss_Ninja
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

• ANÚNCIOS

Voltar para Ministério Público Federal