Livro Digital - Humanística TJRJ - Questões comentadas

MPDFT

Tópicos para debate dos concursos para Promotor de Justiça.

Moderador: Pedritajusli

• ANÚNCIOS
Canal do MOCAM no YouTube

Re: MPDFT

Mensagempor kafka_do_cerrado » 19 Jun 2013, 18:05

Edu, não sou a pessoa mais indicada para indicar bibliografia, sério. Posso te dizer pelo o que eu estudei, mas isso não significa que são as obras indicadas para esses concursos. Processo penal estudei pelo Pacelli e Norberto Avena. Bem no início dos estudos usei o Capez. Pra te ser bem sincero, nunca gostei de nenhum livro de processo penal. Pra mim é uma matéria que carece de uma obra boa pra concursos. O Norberto Avena é o que quebra mais o galho, porque é objetivo, traz o panorama jurisprudencial e é voltado para concursos.

Penal já estudei vários autores, o que mais gostei foi do Rogério Greco. Não é aprofundado (e pra mim manual não tem mesmo que ser), mas é o suficiente. Gosto da didática dele. Nos concursos do MP a doutrina de Zaffaroni ainda é muito adotada, e o Greco é um seguidor de Zaffaroni.

Quanto a Processo Coletivo, desde 2010 que eu venho dizendo nos fóruns da vida que, pra mim, o melhor livro é o do ministro Teori Albino Zavascki: Tutela de Direitos Coletivos e Tutela Coletiva de Direitos. Só o título já é uma aula.

Quanto à parte material de difusos, gosto da coleção da juspodivm que trata de leis especiais (criança e adolescente, ambiental, consumidor etc).

Espero ter ajudado.

Abraço,

Marlon

edugynbr escreveu:Kafka, que obras recomenda para processo penal, direito penal e difusos para estes três MPs (GO, MG e DFT)? :?:

kafka_do_cerrado escreveu:
PolyValente escreveu:Ai Cacau em brasilia não tem hotel barato não...ainda mais com essas copas de confederações...nem sei o q é isso..rs

Eu não conheço muito aqui...mas, vamos pedindo q sempre apareço uma alma conhecedora.

Kafka, eu to animada sim!
Eu preciso de uma dica: no concurso passado eu li os textos do jose adercio e não serviu para nada na primeira fase, o q vc me recomendaria ler nesses 1m e meio (já tenho uma base em livros do Pedro lenza e lei - ainda não decorei as jurisprudências...) então seria apenas as jurisps??? Sei q vc disse para fazer as provas, vou fazer sim...
bjs

Poly, nesse curto espaço de tempo, eu não recomendo estudar os livros do José Adércio. Não vai ajudar nas questões objetivas. Eu não cheguei a estudá-lo nem para a prova oral. Era uma leitura que eu deveria ter feito muito antes. Durante o concurso o tempo é muito curto para um estudo tão denso.

Acho que para o MPDFT, assim como na grande maioria dos MP's (MPGO e MPMG principalmente), é preciso ter uma boa base de penal, processo penal e difusos. Nessas três matérias o bicho pega pra valer. Estar bem afiado nessas três disciplinas é o passaporte seguro para uma segunda fase. A última de difusos do MPDFT foi absurdamente difícil. Nessas matérias só resumos e lei não são suficientes. Nas demais, vale a regra, muita lei seca e conceitos mais básicos na prova objetiva. Mas faltando menos de dois meses para a primeira fase, o estudo das leis, sinopses e informativos é sempre a melhor estratégia. Quanto mais revisão melhor.
kafka_do_cerrado
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor edugynbr » 26 Jun 2013, 05:10

Grande Marlon, muito obrigado.
Em processo penal, realmente, é muito complicado achar só uma obra, vou dar uma olhada no livro do Norberto Avena.
Não conheço a obra do ministro Teori Albino Zavascki, apenas o entendimento dele citado em alguns livros, vou pesquisar este livro dele. De fato só o título já é uma aula.
Ajudou demais.
Abraço. :D

kafka_do_cerrado escreveu:Edu, não sou a pessoa mais indicada para indicar bibliografia, sério. Posso te dizer pelo o que eu estudei, mas isso não significa que são as obras indicadas para esses concursos. Processo penal estudei pelo Pacelli e Norberto Avena. Bem no início dos estudos usei o Capez. Pra te ser bem sincero, nunca gostei de nenhum livro de processo penal. Pra mim é uma matéria que carece de uma obra boa pra concursos. O Norberto Avena é o que quebra mais o galho, porque é objetivo, traz o panorama jurisprudencial e é voltado para concursos.

Penal já estudei vários autores, o que mais gostei foi do Rogério Greco. Não é aprofundado (e pra mim manual não tem mesmo que ser), mas é o suficiente. Gosto da didática dele. Nos concursos do MP a doutrina de Zaffaroni ainda é muito adotada, e o Greco é um seguidor de Zaffaroni.

Quanto a Processo Coletivo, desde 2010 que eu venho dizendo nos fóruns da vida que, pra mim, o melhor livro é o do ministro Teori Albino Zavascki: Tutela de Direitos Coletivos e Tutela Coletiva de Direitos. Só o título já é uma aula.

Quanto à parte material de difusos, gosto da coleção da juspodivm que trata de leis especiais (criança e adolescente, ambiental, consumidor etc).

Espero ter ajudado.

Abraço,

Marlon

edugynbr escreveu:Kafka, que obras recomenda para processo penal, direito penal e difusos para estes três MPs (GO, MG e DFT)? :?:

kafka_do_cerrado escreveu:
PolyValente escreveu:Ai Cacau em brasilia não tem hotel barato não...ainda mais com essas copas de confederações...nem sei o q é isso..rs

Eu não conheço muito aqui...mas, vamos pedindo q sempre apareço uma alma conhecedora.

Kafka, eu to animada sim!
Eu preciso de uma dica: no concurso passado eu li os textos do jose adercio e não serviu para nada na primeira fase, o q vc me recomendaria ler nesses 1m e meio (já tenho uma base em livros do Pedro lenza e lei - ainda não decorei as jurisprudências...) então seria apenas as jurisps??? Sei q vc disse para fazer as provas, vou fazer sim...
bjs

Poly, nesse curto espaço de tempo, eu não recomendo estudar os livros do José Adércio. Não vai ajudar nas questões objetivas. Eu não cheguei a estudá-lo nem para a prova oral. Era uma leitura que eu deveria ter feito muito antes. Durante o concurso o tempo é muito curto para um estudo tão denso.

Acho que para o MPDFT, assim como na grande maioria dos MP's (MPGO e MPMG principalmente), é preciso ter uma boa base de penal, processo penal e difusos. Nessas três matérias o bicho pega pra valer. Estar bem afiado nessas três disciplinas é o passaporte seguro para uma segunda fase. A última de difusos do MPDFT foi absurdamente difícil. Nessas matérias só resumos e lei não são suficientes. Nas demais, vale a regra, muita lei seca e conceitos mais básicos na prova objetiva. Mas faltando menos de dois meses para a primeira fase, o estudo das leis, sinopses e informativos é sempre a melhor estratégia. Quanto mais revisão melhor.
edugynbr
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor PolyValente » 16 Jul 2013, 12:37

Kafka, estou refazendo a prova de 2011 e, vi que a questão 10 diz sobre "entendimento consolidado do TJDFT...", onde vc leu os informativos do TJDFT e, eles têm súmulas ou orientações jurisprudenciais em algum link específico? abraços.
PolyValente
Não faz vergonha nas provas

Mensagempor PolyValente » 16 Jul 2013, 12:39

Kafka, estou refazendo a prova de 2011 e, vi que a questão 10 diz sobre "entendimento consolidado do TJDFT...", onde vc leu os informativos do TJDFT e, eles têm súmulas ou orientações jurisprudenciais em algum link específico? abraços.

Opa, achei, no link informativos, é isso mesmo? abração
PolyValente

Mensagempor PolyValente » 16 Jul 2013, 12:44

Ahhh, por favor, vc poderia nos ajudar dizendo quais informativos do TJDFT, vc percebe que são consolidados e, usados, nos entendimentos dos Promotores do MPDFT?, percebi que isso é importante para fazer uma boa prova,
abraços!
PolyValente

Mensagempor kafka_do_cerrado » 18 Jul 2013, 12:34

Polly, se você encontrou um link de informativos me passe então porque eu não sabia!

Não estudei jurisprudência do TJDFT para a prova do MPDFT, assim como nunca havia estudado jurisprudência de TJs para fazer uma primeira fase. Até então nunca tinha visto cobrar tanta jurisprudência de tribunal local em uma prova, foi algo bem atípico. Como não tinha ideia dos julgados locais, eu respondi conforme entendimentos do STJ, e me parece que seguem a mesma linha. Pode ser realmente que repitam essa tendência na próxima prova, o que é terrível para o concurseiro, pois além de ter de estudar julgados do STF e do STJ, vão ter que estudar também as mais variadas e infinitas posições de tribunais locais.

No meu dia a dia eu utilizo a jurisprudência do TJDFT em consulta caso a caso, conforme a demanda que me chega, não tenho o costume de acompanhar informativos, mas agora que vc me disse que eles existem, vou procurar para ler rss

Abraço
kafka_do_cerrado
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Guerriero » 24 Jul 2013, 20:20

Grande Kafka do Cerrado, Dr Marlon, eterno ! hehehehe
Abração cara !
Guerriero
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor coldmail » 18 Ago 2013, 15:40

Prezados Convivas,

as etapas dos concursos são uma espécie de superação personalíssima.
Para cada fase uma forma específica de abordagem dos conteúdos são exigidas de nós concurseiros.
E os informativos estão se tornando uma seara permanente nos exames.
Vamos a eles...
Abraços,
Coldmail
coldmail
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Cruzeirense » 25 Ago 2013, 21:37

Que prova GIGANTE!
Cruzeirense
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor luanova » 26 Ago 2013, 14:53

Cruzeirense escreveu:Que prova GIGANTE!

Uma prova de 33 páginas, com textos extensos, itens demasiadamente prolixos.

Uma prova que além do conhecimento testou sua agilidade e como administra o tempo.

Na minha humilde opinião, uma prova muito massificante que deixou o exame do conhecimento como etapa secundária.

Hoje, meu corpo todo dói!
luanova
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Cruzeirense » 26 Ago 2013, 16:05

luanova escreveu:
Cruzeirense escreveu:Que prova GIGANTE!

Uma prova de 33 páginas, com textos extensos, itens demasiadamente prolixos.

Uma prova que além do conhecimento testou sua agilidade e como administra o tempo.

Na minha humilde opinião, uma prova muito massificante que deixou o exame do conhecimento como etapa secundária.

Hoje, meu corpo todo dói!

Ainda não voltei pra Terra!
Cruzeirense
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Livro Digital - Humanística TJRJ - Questões comentadas

Mensagempor PolyValente » 28 Ago 2013, 12:38

kafka_do_cerrado escreveu:Polly, se você encontrou um link de informativos me passe então porque eu não sabia!

Não estudei jurisprudência do TJDFT para a prova do MPDFT, assim como nunca havia estudado jurisprudência de TJs para fazer uma primeira fase. Até então nunca tinha visto cobrar tanta jurisprudência de tribunal local em uma prova, foi algo bem atípico. Como não tinha ideia dos julgados locais, eu respondi conforme entendimentos do STJ, e me parece que seguem a mesma linha. Pode ser realmente que repitam essa tendência na próxima prova, o que é terrível para o concurseiro, pois além de ter de estudar julgados do STF e do STJ, vão ter que estudar também as mais variadas e infinitas posições de tribunais locais.

No meu dia a dia eu utilizo a jurisprudência do TJDFT em consulta caso a caso, conforme a demanda que me chega, não tenho o costume de acompanhar informativos, mas agora que vc me disse que eles existem, vou procurar para ler rss

Abraço

Kafka, te mandei mp, preciso de um help,
abraços!
PolyValente

Anterior

• ANÚNCIOS

Voltar para Ministério Público Estadual