Livro Digital - Humanística TJRJ - Questões comentadas

MPSP

Tópicos para debate dos concursos para Promotor de Justiça.

Moderador: Pedritajusli

• ANÚNCIOS
Canal do MOCAM no YouTube

Re: MPSP

Mensagempor joao_mpdft » 04 Mar 2015, 10:30

Olá, pessoal! Como estão todos?

Confesso que, um dia desses, estava de saco cheio de estudar e decidi ler o tópico inteiro só por curiosidade.. E me deparei com uma história muito linda de amizade "virtual" (se é que podemos dizer assim).. Pessoas que se conheceram pelos foruns da vida e se tornaram grandes amigos e que torcem verdadeiramente uns pelos outros.. Li o relato e as angústias da Bebel (e também sua posterior glória) e o apoio incondicional da Polyvalente, Pedritasjuli, Mocam, Oddie e tantos outros! Realmente, o forum do mocam eh diferenciado e o topico do MPSP é o mais especial de todos..

Bom, eu gostaria da ajuda de voces de SP.. Eu queria saber se o "ibis budget sao paulo paulista"(Rua da Consolacao 2303, Consolacao) é uma boa pedida pro MPSP.. Eu me hospedei nele pro TJSP que realizou a prova na "UNINOVE – CAMPUS MEMORIAL – PRÉDIO A, situada à Av. Doutor Adolfo Pinto, 109, Barra Funda" e foi relativamente tranquilo chegar la.. Fui de taxi, mas alguns amigos foram de metro e chegaram bem tb.. Essa uninove da barra funda que voces falaram aqui no topico eh a mesma uninove do TJSP? E essa uninove da estacao vergueiro fica muito longe do ibis?

Desculpem as mil duvidas!

Forte abraço,

João
joao_mpdft
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor m_gallagher » 04 Mar 2015, 14:14

joao_mpdft escreveu:Olá, pessoal! Como estão todos?

Confesso que, um dia desses, estava de saco cheio de estudar e decidi ler o tópico inteiro só por curiosidade.. E me deparei com uma história muito linda de amizade "virtual" (se é que podemos dizer assim).. Pessoas que se conheceram pelos foruns da vida e se tornaram grandes amigos e que torcem verdadeiramente uns pelos outros.. Li o relato e as angústias da Bebel (e também sua posterior glória) e o apoio incondicional da Polyvalente, Pedritasjuli, Mocam, Oddie e tantos outros! Realmente, o forum do mocam eh diferenciado e o topico do MPSP é o mais especial de todos..

Bom, eu gostaria da ajuda de voces de SP.. Eu queria saber se o "ibis budget sao paulo paulista"(Rua da Consolacao 2303, Consolacao) é uma boa pedida pro MPSP.. Eu me hospedei nele pro TJSP que realizou a prova na "UNINOVE – CAMPUS MEMORIAL – PRÉDIO A, situada à Av. Doutor Adolfo Pinto, 109, Barra Funda" e foi relativamente tranquilo chegar la.. Fui de taxi, mas alguns amigos foram de metro e chegaram bem tb.. Essa uninove da barra funda que voces falaram aqui no topico eh a mesma uninove do TJSP? E essa uninove da estacao vergueiro fica muito longe do ibis?

Forte abraço,

João

Oi, João

acho o ibis da paulista uma ótima opção. tanto a uninove da barrafunda quanto a da vergueiro ficam próximas do metrô. e eu acho mais fácil ir de metrô do que de taxi, pq a possibilidade de algum imprevisto diminui bastante.
não fiz TJSP, mas que eu acho que é a mesma uninove.
Quanto à Uninove da Vergueiro ela fica mais perto da paulista do que a da Barra Funda. De metrô você chega lá bem rápido.
m_gallagher
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor m_gallagher » 04 Mar 2015, 14:18

Pedritajusli escreveu:
ministeriopublico escreveu:Pessoal, em sendo a prova no período da tarde, até as 19h, vocês acham que da tempo de chegar no aeroporto de congonhas para um voo às 21:30?

É muito arriscado, hein!
Se a prova for na Barra Funda o meio + rápido para sair de lá será de metrô
e para chegar em Congonhas vc vai ter que pegar táxi (será um trecho de metrô e outro de táxi).
Porque metrô não passa perto do aeroporto.
Se for na Vergueiro é um pouco mais perto.... mesmo assim :roll: ...são lados quase opostos :roll: ...se a prova for
num desses 2 locais.

Talvez se fosse às 22h30....

se a prova fosse na vergueiro eu arriscaria. em meia hora vc está no aeroporto.. agora, na barra funda eu não sei direito o tempo de deslocamento.. muito longe.
m_gallagher
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor m_gallagher » 04 Mar 2015, 14:19

m_gallagher escreveu:
Pedritajusli escreveu:
ministeriopublico escreveu:Pessoal, em sendo a prova no período da tarde, até as 19h, vocês acham que da tempo de chegar no aeroporto de congonhas para um voo às 21:30?

É muito arriscado, hein!
Se a prova for na Barra Funda o meio + rápido para sair de lá será de metrô
e para chegar em Congonhas vc vai ter que pegar táxi (será um trecho de metrô e outro de táxi).
Porque metrô não passa perto do aeroporto.
Se for na Vergueiro é um pouco mais perto.... mesmo assim :roll: ...são lados quase opostos :roll: ...se a prova for
num desses 2 locais.

Talvez se fosse às 22h30....

se a prova fosse na vergueiro eu arriscaria. em meia hora vc está no aeroporto.. agora, na barra funda eu não sei direito o tempo de deslocamento.. muito longe.

Só não pode fazer a prova preocupado com a hora!!! ;)
m_gallagher
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor ministeriopublico » 04 Mar 2015, 15:04

Valeu amigos pelas orientações. Vou procurar uma solução melhor. Que Deus nos abençoe e que " a força esteja com vocês"!!!!
ministeriopublico
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Pedritajusli » 07 Mar 2015, 19:29

Polly MP pra ti
Pedritajusli
Moderador
Moderador

Mensagempor crcandido » 08 Mar 2015, 04:54

Prezados

Estou chegando agora mas depois de ler as postagens anteriores pude conhecer um pouco de cada um. Que emoção ver alguém sendo aprovado, não!?

Sou advogado há quase 6 anos e nunca tinha pensado em fazer concurso. Ano passado prestei pra Magistratura de SP sem estudar absolutamente nada. Errei questões que eram texto literal de súmula. Vi coisas que nunca tinha ouvido falar. Nem passei na primeira fase. Acertei 64 questões e a nota de corte foi mais de 80.

Contudo, a semente havia sido plantada rsrs... fui infectado pelo vírus concurseiro e resolvi que prestaria MP e Magis em SP até passar. E comecei a estudar... meu sócio torce o nariz mas fazer oq né...

Sou feliz na advogacia, consegui muita coisa, alguns podem achar que estou dando um tiro no pé em partir para concursos depois de 6 anos advogando. De fato consegui minha casa, os carros q queria e talz, mas tipo... a economia está péssima, a advocacia "artesanal" anda meio desvalorizada e eu queria um pouco mais de estabilidade...

Além disso, "glana eu tenho (pouca, mas dá pro gasto) mas falta-me o gramour"

Peço vênia para acompanhá-los nessa caminhada.

Se alguém for da Região de Araraquara podemos ir juntos fazer a prova. Estamos em 3 no carro.

Tenho bastante livros em PDF que compro daqueles caras q vêm no escritório e se alguém for NOOB como eu e estudar com doutrina posso compartilhar. Abraço a todos e vamos pra cima que o 91 é nosso!
crcandido
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor crcandido » 08 Mar 2015, 04:57

Não sou preconceituoso nem acho que estudar com doutrina é coisa de NOOB OK? É que alguns aqui já tem cadernos fodásticos e sabem MUUUITO... a aprovação destas pessoas é questão de tempo e não de leitura. Eu ainda estou montando meu material então doutrina é essencial.
crcandido
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Pedritajusli » 08 Mar 2015, 16:05

crcandido bem-vindo, senta aí com a gente....rs

tb advogo já há uns 15/16....paro uns tempos depois volto...pq desde que saí da faculdade quero
concurso. No início queria magis....mas com a prática da advocacia (que gosto tb) percebi que
a função do MP me agrada mais, me empolga, me encanta.

Primeiro montei minha família, tive 2 filhos nesses anos é só de uns tempos pra cá pude me dedicar
quase que exclusivamente a estudar. Ano passado 2013/2014 montei meu caderno no LFG.
praticamente refis a graduação. E este ano comecei nos estudos de lei seca+ caderno+jurisprudência
esta é a fórmula.

Se puder faça esse caderno que seja completo, até com os suspiro dos professores (rs) e depois sente
pra estudá-lo todos os dias e acompanhe pelo "Dizer direito" a jurisprudência que já vem mastigada....
é um dos caminho.

abç e força que fazer provas faz parte da preparação tb :lol:
Pedritajusli
Moderador
Moderador

Mensagempor Luckynho » 08 Mar 2015, 23:33

Olá guerreiros!!!

Participando aqui também desse fórum!!!

Preciso de um help de vocês: após os intensivos do LFG e o curso MP/Magistratura, resolvi investir num estudo mais denso, e me inscrevi no coaching do Vipjus, que é muito bom!!!!
Acontece que como sabem, o edital abriu, e o curso foi formatado para acabar na metade de julho, ou seja, até a prova, creio que terei visto em torno de 70% da prova, pois será dois meses antes do encerramento do coaching.
Estou pensando como devo fazer com meus estudos agora: continuo na leitura densa de doutrina + lei seca ou deixo de lado e foco na fórmula caderno+lei seca+informativos?
Como a galera aqui tá afiada, peço esta sugestão aos colegas ninjas em MPSP!!!
Abraços e bons estudos!!!
Luckynho
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Luckynho » 09 Mar 2015, 00:04

m_gallagher, tudo bem?

Consegui isenção no concurso passado, e vou tentar novamente: fiz uma declaração dizendo minha situação (sou solteira, sem filhos, resido com família, dedico meu tempo integralmente aos estudos, não estou auferindo renda) e juntei os comprovantes (certidão de nascimento, CTPS, extratos bancários dos últimos seis meses, por ser informações sigilosas, e documentos pessoais, como carteira da OAB, CF, RG...).
Essa declaração eu reconheci firma em cartório e enviei por Sedex no endereço que consta na inscrição no pedido de isenção de pagamento da inscrição.
Qualquer dúvida pode questionar aqui ou por MP.
Bons estudos!!!

m_gallagher escreveu:Pessoal, pretendo pedir isenção da taxa de inscrição, mas tenho algumas dúvidas. Gostaria que vocês me ajudassem.

1) o que acontece se for indeferido o pedido de isenção? Eles abrem a oportunidade para a gente pagar? no edital não diz nada a respeito.

2) como comprovar a renda inferior a 2 salários mínimos? no meu caso, eu não declaro IR e minha única atividade remunerada é a advocacia por meio do convênio entre a DPE e a OAB. acontece que, passados mais de 1 ano no convênio, eu só recebi honorários em um único mês e eles não me enviaram comprovante. mandei email para a Defensoria, mas o prazo para eles responderem o email é de 15 dias.

alguém que é da assistência está na mesma situação que eu??

outra coisa: se a Defensoria me enviar um comprovante de rendimento, isso basta? ou o MP vai querer que eu comprove que esta é mesmo minha única renda? eu não sei como comprovar isso, se for necessário.

muito obrigada!
Luckynho
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Livro Digital - Humanística TJRJ - Questões comentadas

Mensagempor m_gallagher » 09 Mar 2015, 12:17

obrigada, Luckinho!

você sabe se, em caso de indeferimento, eles dão prazo para que o pagamento seja efetuado?

Luckynho escreveu:m_gallagher, tudo bem?

Consegui isenção no concurso passado, e vou tentar novamente: fiz uma declaração dizendo minha situação (sou solteira, sem filhos, resido com família, dedico meu tempo integralmente aos estudos, não estou auferindo renda) e juntei os comprovantes (certidão de nascimento, CTPS, extratos bancários dos últimos seis meses, por ser informações sigilosas, e documentos pessoais, como carteira da OAB, CF, RG...).
Essa declaração eu reconheci firma em cartório e enviei por Sedex no endereço que consta na inscrição no pedido de isenção de pagamento da inscrição.
Qualquer dúvida pode questionar aqui ou por MP.
Bons estudos!!!

m_gallagher escreveu:Pessoal, pretendo pedir isenção da taxa de inscrição, mas tenho algumas dúvidas. Gostaria que vocês me ajudassem.

1) o que acontece se for indeferido o pedido de isenção? Eles abrem a oportunidade para a gente pagar? no edital não diz nada a respeito.

2) como comprovar a renda inferior a 2 salários mínimos? no meu caso, eu não declaro IR e minha única atividade remunerada é a advocacia por meio do convênio entre a DPE e a OAB. acontece que, passados mais de 1 ano no convênio, eu só recebi honorários em um único mês e eles não me enviaram comprovante. mandei email para a Defensoria, mas o prazo para eles responderem o email é de 15 dias.

alguém que é da assistência está na mesma situação que eu??

outra coisa: se a Defensoria me enviar um comprovante de rendimento, isso basta? ou o MP vai querer que eu comprove que esta é mesmo minha única renda? eu não sei como comprovar isso, se for necessário.

muito obrigada!
m_gallagher
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Pedritajusli » 09 Mar 2015, 17:11

Luckynho eu acho que vc deve continuar firme em seu curso - esse é aquele do Cleber, né?
Eu achei boa a proposta do curso prepara o candidato para todas as fase.
é como voto...
Pedritajusli
Moderador
Moderador

Mensagempor Oddie » 09 Mar 2015, 18:39

Luckynho escreveu:Olá guerreiros!!!

Participando aqui também desse fórum!!!

Preciso de um help de vocês: após os intensivos do LFG e o curso MP/Magistratura, resolvi investir num estudo mais denso, e me inscrevi no coaching do Vipjus, que é muito bom!!!!
Acontece que como sabem, o edital abriu, e o curso foi formatado para acabar na metade de julho, ou seja, até a prova, creio que terei visto em torno de 70% da prova, pois será dois meses antes do encerramento do coaching.
Estou pensando como devo fazer com meus estudos agora: continuo na leitura densa de doutrina + lei seca ou deixo de lado e foco na fórmula caderno+lei seca+informativos?
Como a galera aqui tá afiada, peço esta sugestão aos colegas ninjas em MPSP!!!
Abraços e bons estudos!!!

Luckynho,

Se me permite, tente ao máximo conciliar os dois, mas se tiver que escolher um dos lados, mais lei seca + infos + exercícios.

A hora é agora...doutrina densa toma tempo...ou, para não fugir muito do Vipjus, troque o denso pelo compacto: Juspodium, esquematizados e afins.

Meu palpite....rs.

Oddie
Oddie
Moderador
Moderador

Mensagempor Luckynho » 09 Mar 2015, 19:15

Aqui o pessoal é bacana mesmo, hein... todos prontos para ingressarem no parquet bandeirante... povo ligeiro pra responder!

m_gallagher: eles dão prazo suplementar para o pagamento da inscrição em caso de indeferimento, mas se você fundamentar direitinho, fizer um requerimento explanando sua situação e instruir com os documentos que sugeri (e outros que entenda importantes) eles concedem sim! Diferentemente de outros concursos que exigem alguns requisitos, como renda familiar, ser estudante universitário (?), o MPSP sente se o candidato tem boa-fé no pedido e concede, pois deve saber que muitos candidatos estão na mesma situação que eu, com dedicação exclusiva aos estudos para concurso.
.
Pedritajusli e Oddie: esse curso é maravilhoso, super indico para quem deseja fazer MP ou Magistratura Estaduais, mas confesso que a leitura de doutrina estava agradável e confortante (pelo grande volume de conhecimento) até a abertura do edital e data da prova, e no momento sinto um conflito enorme: se estou lendo doutrina, fico pensando nos cadernos e lei seca, se estou lendo o caderno, penso na doutrina e no grande volume que tenho deixado de lado... neuroses de concurseiro que só outro entende...
A bibliografia que eles indicam é basicamente Juspodivm e Esquematizados, então não estou naquelas doutrinas imensas, mas não deixa de me dar a "coceirinha" de ler o caderno né...rs
Vou tentar seguir o cronograma e dar uma boa estudada no caderno, e caso não consiga, deixo a doutrina de lado e mergulho nos cadernos, por mais que isso me chateie.
Hoje, por exemplo, fiz um recurso de apelação e enviei, pois eles são mega rigorosos com prazos, principalmente nas entregas, e mesmo sem querer, tirou um tempinho da leitura.
Chega de mimimi...rs agora é sangue nos zoio e muito fôlego até o dia 11/12 (posse!).
Bons estudossssss!!!
Luckynho
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor crcandido » 10 Mar 2015, 02:46

Eu estava lendo um relato na área "Veja bem" do Blog MOCAM e fiquei curioso em relação ao sorteio dos pontos que serão arguidos na prova oral (o edital fala que é na hora da prova) e da ordem cronológica das provas. Como isso funciona na prática? O edital é técnico, até compreensível, mas como funciona na prática?
crcandido
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor joao_mpdft » 10 Mar 2015, 14:30

Muito obrigado pela atenção m_gallagher! Acabei de fechar o ibis budget da consolação! Se mais alguém for ficar lá, pode falar por aqui ou mandar mp.. Eu chego na sexta pra pegar o presencial do cers no sábado e volto segunda pq nao achei passagem no horario q desse pra sair tranquilo da prova..

Abraços a todos

m_gallagher escreveu:
joao_mpdft escreveu:Olá, pessoal! Como estão todos?

Forte abraço,

João

Oi, João

acho o ibis da paulista uma ótima opção. tanto a uninove da barrafunda quanto a da vergueiro ficam próximas do metrô. e eu acho mais fácil ir de metrô do que de taxi, pq a possibilidade de algum imprevisto diminui bastante.
não fiz TJSP, mas que eu acho que é a mesma uninove.
Quanto à Uninove da Vergueiro ela fica mais perto da paulista do que a da Barra Funda. De metrô você chega lá bem rápido.
joao_mpdft
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Pedritajusli » 11 Mar 2015, 22:20

crcandido escreveu:Eu estava lendo um relato na área "Veja bem" do Blog MOCAM e fiquei curioso em relação ao sorteio dos pontos que serão arguidos na prova oral (o edital fala que é na hora da prova) e da ordem cronológica das provas. Como isso funciona na prática? O edital é técnico, até compreensível, mas como funciona na prática?

Na prática é assim:
Geralmente são arguidos 3 candidatos por dia que foram sorteados e obedecerão essa ordem
cronológica dos dias para se apresentarem á prova oral.

São 5 examinadores - O presidente da banca (que fica no meio) chama o candidato para tomar acento numa
mesa (tipo uma escrivaninha com um microfone).
Nesse momento vem um serventuário que está ali ao lado para auxiliar, e oferece uma caixa de madeira (um cubo)
ao candidato e este retira um quadradinho com um número e mostra ao presidente da banca que verifica qual
o número sorteado pelo candidato - salvo engano, vai de 1 a 10.

Os examinadores localizam as folhas que correspondem ao ponto do número que o candidato sorteou
e a prova oral tem início. São 15 min. para cada examinador.

Considero importante e parte da preparação ir, ao menos uma vez, assistir a prova oral do MPSP.
Sei que de outros Estados difere um pouco. Mas a nossa ocorre assim.

Tudo está sendo filmado.
abçs
Pedritajusli
Moderador
Moderador

Mensagempor Pedritajusli » 11 Mar 2015, 22:25

Gente...sem querer fazer propaganda, :D mas já fazendo...
o Mocam tem um canal no youtube
onde ele colocou todo o CC e CP lei seca.
Fica bem + fácil ouvir com fone e acompanhar no vade, pois imprimi ritmo nos estudos....

https://www.youtube.com/watch?v=d7uAZU4KV6g

to esperando o CPP, CPC e a CF....CDC, ECA, MS, 9099 etc. :mrgreen:
Pedritajusli
Moderador
Moderador

Mensagempor Milady_MP » 12 Mar 2015, 11:10

Pessoal,

A prova do MPSP é mais lei seca, doutrina, jurisprudência ou uma mescla?
Milady_MP
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

AnteriorPróximo

• ANÚNCIOS

Voltar para Ministério Público Estadual