Livro Digital - Humanística TJRJ - Questões comentadas

MPMS

Tópicos para debate dos concursos para Promotor de Justiça.

Moderador: Pedritajusli

• ANÚNCIOS
Canal do MOCAM no YouTube

Re: MPMS

Mensagempor nvgaconcurseiro » 26 Abr 2013, 19:13

Valeu Li!!! Putz! Tô feliz pra caramba!

Que pena que não deu pra mais gente!

Aquele amigo meu também passou o Leo!

Agora é fazer o TJSC e garrar nos estudos pra segundona do MP!

Como aprender a ser um MP em 15 dias :shock: :shock:
nvgaconcurseiro
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Prazos » 26 Abr 2013, 19:52

nvgaconcurseiro escreveu:Valeu Li!!! Putz! Tô feliz pra caramba!

Que pena que não deu pra mais gente!

Aquele amigo meu também passou o Leo!

Agora é fazer o TJSC e garrar nos estudos pra segundona do MP!

Como aprender a ser um MP em 15 dias :shock: :shock:

Que massaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

As crias dando resultado!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Parabéns!!! To felizona!!! ( :

:P :P :P :P

Aproveito p avisar q to tirando férias até julho, hauahaahuahuahuhuahau
Prazos
Concurseiro sério
Concurseiro sério

Mensagempor nvgaconcurseiro » 26 Abr 2013, 20:45

Férias??? kkkkkkkkkkkkkk
vai passando raiva vai! rsrsrs

Intensivo by prazos!
nvgaconcurseiro
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Pedritajusli » 30 Abr 2013, 03:14

:arrow:
Pedritajusli
Moderador
Moderador

Mensagempor nvgaconcurseiro » 10 Mai 2013, 08:06

03 MS + 03 PCA = insegurança.

Eh melhor suspender essa p#rr@ agora.
nvgaconcurseiro
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor nvgaconcurseiro » 10 Mai 2013, 08:36

Não é mimimi mas ontem não estava legal.
Minha cabeça já estava a 1000 por hora quando vi essa notícia dos Mandados de segurança.

O juiz deferiu a liminar pra uma candidata. Foi pedido apenas a garantia de sua participação na segunda fase. No mérito, ela quer anulação de 1 questão e alteração de gabarito de outra. O diabo é que se esse MS for julgado no mérito, a lista dos 150 + empatados será alterada, prejudicando alguns e ajudando outros. Em decorrência disso, todos são litisconsortes necessários da Comissão por prejudicialidade.
Não vou entrar no mérito do ajuizamento de MS nessas circunstâncias.
Acredito que, já que tenha sido deferida a liminar, ainda que o MS seja improcedente, o razoável a ser feito pela Banca agora é suspender o concurso.
Vi alguns reclamando de passagem.
Ok, é melhor perder na remarcação de uma passagem do que perder 8 dias da sua vida pra nada(e não me venha falar que vale a pena a experiência!). Imaginem, hospedagem, alimentação, desgaste de ficar fora de casa. Depois ter que fazer TUDO NOVAMENTE! Seis dias de prova e dois dias de viagem. :shock: :shock:
Sei que concurso é assim, mas hoje não estava em um dia legal pra tolerar isso. :( :?

Como disse um amigo meu, só nos resta estudar. Vou seguindo firme aqui, mas com esse barulho na cabeça, que na verdade está quase como uma bateria tocando um Hard Core. :|

Tô precisando descansar, e tenho dito! :oops:
nvgaconcurseiro
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Guto » 10 Mai 2013, 12:10

nvga, se for suspenso que não fique uns 18 meses parado, como o MP-CE!
Força e fé! Terá mais tempo p/ estudar.
Abs.

nvgaconcurseiro escreveu:Não é mimimi mas ontem não estava legal.
Minha cabeça já estava a 1000 por hora quando vi essa notícia dos Mandados de segurança.

O juiz deferiu a liminar pra uma candidata. Foi pedido apenas a garantia de sua participação na segunda fase. No mérito, ela quer anulação de 1 questão e alteração de gabarito de outra. O diabo é que se esse MS for julgado no mérito, a lista dos 150 + empatados será alterada, prejudicando alguns e ajudando outros. Em decorrência disso, todos são litisconsortes necessários da Comissão por prejudicialidade.
Não vou entrar no mérito do ajuizamento de MS nessas circunstâncias.
Acredito que, já que tenha sido deferida a liminar, ainda que o MS seja improcedente, o razoável a ser feito pela Banca agora é suspender o concurso.
Vi alguns reclamando de passagem.
Ok, é melhor perder na remarcação de uma passagem do que perder 8 dias da sua vida pra nada(e não me venha falar que vale a pena a experiência!). Imaginem, hospedagem, alimentação, desgaste de ficar fora de casa. Depois ter que fazer TUDO NOVAMENTE! Seis dias de prova e dois dias de viagem. :shock: :shock:
Sei que concurso é assim, mas hoje não estava em um dia legal pra tolerar isso. :( :?

Como disse um amigo meu, só nos resta estudar. Vou seguindo firme aqui, mas com esse barulho na cabeça, que na verdade está quase como uma bateria tocando um Hard Core. :|

Tô precisando descansar, e tenho dito! :oops:
Guto
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor nvgaconcurseiro » 10 Mai 2013, 13:59

Valeu Guto!

Como disse um amigo, só nos resta estudar...

Forte abraço!
nvgaconcurseiro
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor nvgaconcurseiro » 10 Mai 2013, 19:24

AVISO Nº 011/2013-COC

O PRESIDENTE DA COMISSÃO DO XXVI CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO, NO CARGO DEPROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO, no uso das atribuições legais, e considerando o contido na Ata nº 008/2013-COC, de 10 de maio de 2013, COMUNICA o ADIAMENTO das provas escritas marcadas para o período de 19 a 24 de maio de 2013, em razão da existência de questionamentos acerca do gabarito oficial da prova preambular, perante o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul e do Conselho Nacional do Ministério Público.

Campo Grande, 10 de maio de 2013.

Humberto de Matos Brittes
Procurador-Geral de Justiça
Presidente da Comissão de Concurso
nvgaconcurseiro
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor edugynbr » 12 Mai 2013, 07:45

nvgaconcurseiro escreveu:AVISO Nº 011/2013-COC

O PRESIDENTE DA COMISSÃO DO XXVI CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO, NO CARGO DEPROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO, no uso das atribuições legais, e considerando o contido na Ata nº 008/2013-COC, de 10 de maio de 2013, COMUNICA o ADIAMENTO das provas escritas marcadas para o período de 19 a 24 de maio de 2013, em razão da existência de questionamentos acerca do gabarito oficial da prova preambular, perante o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul e do Conselho Nacional do Ministério Público.

Campo Grande, 10 de maio de 2013.

Humberto de Matos Brittes
Procurador-Geral de Justiça
Presidente da Comissão de Concurso

Putz !!! Que chato.
Ultimamente é raro ter um concurso que corra dentro da normalidade, sem interrupções. :|
edugynbr
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Lianis » 03 Jun 2013, 19:12

Nvgaconcurseiro, por um acaso eu passei com o novo resultado? Kkkk não consegui abrir aqui... :D
Lianis
Membro VIP
Membro VIP

Livro Digital - Humanística TJRJ - Questões comentadas

Mensagempor nvgaconcurseiro » 04 Jun 2013, 11:45

Lianis escreveu:Nvgaconcurseiro, por um acaso eu passei com o novo resultado? Kkkk não consegui abrir aqui... :D

Ué, minha resposta tinha sumido... rsrs
bom, a nota de corte subiu para 67. Não vi seu nome na lista amiga, infelizmente.
bj!
nvgaconcurseiro
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Guto » 02 Jul 2013, 15:24

nvga, e aí, meu caro, como foi a maratona do MP-MS?
Espero que sejamos oponentes processuais, vc com a fúria acusatória estatal e eu na salvaguarda dos direitos do cidadão, rsrs.
Boa sorte!
O MP-MS é um dos mais bem estruturados do país. Um colega trocou o MP-PR pelo MP-MS e disse que valeu a pena.
Conte aí o que perguntaram nas provas.
Abs,

Guto
Guto
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor nvgaconcurseiro » 02 Jul 2013, 16:40

Guto escreveu:nvga, e aí, meu caro, como foi a maratona do MP-MS?
Espero que sejamos oponentes processuais, vc com a fúria acusatória estatal e eu na salvaguarda dos direitos do cidadão, rsrs.
Boa sorte!
O MP-MS é um dos mais bem estruturados do país. Um colega trocou o MP-PR pelo MP-MS e disse que valeu a pena.
Abs,

Guto

Grande Guto! Tomara que dê certo! Gostei muito da cidade e principalmente do tratsmento da banca com os candidatos.
Também já tive ótimas referências com relação à instituição.
Cara, eh difícil lembrar de tudo, foram em média 10 questões por dia, 5 de cada matéria.
Na sala de análise jurisprudencial, mencionei algumas.
A prova foi justa, nada de questões mirabolantes. Agora é torcer para conseguir 6 notas 5.
Forte abraço!

Ps.: Estarei na salvaguarda dos direitos da sociedade ;)
nvgaconcurseiro
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Banidor » 02 Jul 2013, 17:26

Maratona infernal!
Banidor
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor nvgaconcurseiro » 02 Jul 2013, 18:47

Banidor escreveu:Maratona infernal!

Uai rapaz, vc fez a prova? Pq não avisou pô? Poderíamos ter combinado de almoçar lá. Estive com o sdmconcursos
nvgaconcurseiro
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Guto » 02 Jul 2013, 20:38

Blz, cara. Eu vi lá. Prova cansativa, mas como vc disse, justa!
Agora é ter fé e aguardar.
Na torcida por vc.
Abs,
Guto

nvgaconcurseiro escreveu:
Guto escreveu:nvga, e aí, meu caro, como foi a maratona do MP-MS?
Boa sorte!
Abs,

Guto

Grande Guto! Tomara que dê certo! Gostei muito da cidade e principalmente do tratsmento da banca com os candidatos.
Também já tive ótimas referências com relação à instituição.
Cara, eh difícil lembrar de tudo, foram em média 10 questões por dia, 5 de cada matéria.
Na sala de análise jurisprudencial, mencionei algumas.
A prova foi justa, nada de questões mirabolantes. Agora é torcer para conseguir 6 notas 5.
Forte abraço!

Ps.: Estarei na salvaguarda dos direitos da sociedade ;)
Guto
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Banidor » 02 Jul 2013, 23:21

nvgaconcurseiro escreveu:
Banidor escreveu:Maratona infernal!

Uai rapaz, vc fez a prova? Pq não avisou pô? Poderíamos ter combinado de almoçar lá. Estive com o sdmconcursos

Participei daquela tortura sim!Tou cansado ate agora, ainda mais por ter feito SP dps! Eu nao acompanhei mto esse concurso, na verdade quase nao fui fazer... So fui msm por ter conseguido um lugar 0800 pra ficar hehehe
Vc esta la em MG tbm? Dps a gente marca um almoco la!
Abraços!
Banidor
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor nvgaconcurseiro » 05 Jul 2013, 08:57

PENAL.

1. Dissertação sobre as funções do direito penal: a dialeticidade entre proteção do bem jurídico e vigência da norma.
2. Após anulação do julgamento (em Júri), com a submissão do réu a novo julgamento, é possível voltar na fase do 422 e oferecer rol inédito de testemunhas?
3. O juiz pode, em caso de recurso exclusivo da defesa, corrigir, de ofício, erro material, mesmo com o agravamento da situação do réu?
4. Quais as funções do princípio da confiança no direito penal?
5. Disserte sobre risco permitido e observância do cuidado objetivo no delito de poluição da Lei de Crimes Ambientais.
6. Quais os limites da investigação criminal dirigida pelo MP?
7. O delito previsto no artigo 89 (salvo engano) da Lei de Licitações pode ser afastado se o Tribunal de Contas aprovar a dispensa ou inexigibilidade.
8. O delito de estupro é crime misto alternativo ou misto cumulativo? (tinha um caso na história).
9. Quais as teorias adotadas para dolo direto e eventual. Estabeleça as distinções.
10. A denúncia era latrocínio, roubo circunstanciado consumado e um tentado, receptação e adulteração de placa de veículo. (

TUTELA COLETIVA.

1. Em ACP julgada improcedente em face do Poder Público é permitido reexame necessário?
2. Existe previsão legal de ação coletiva passiva? Estabeleça distinção entre ilegitimidade ad causam e ação coletiva passiva.
3. Existe previsão de sucessão processual ativa na Improbidade Administrativa?
4. Cabe inversão do ônus da prova em ação para defesa do meio ambiente.
5. Qual sistema de controle da publicidade adotada no CDC? A oferta é irretratável?
6. Conceitue e aponte requisitos formais e materiais de : adoção conjunta, unilateral, bilateral (tinha mais uma)
7. Uma sobre fornecimento de medicamentos. A natureza do direito, a responsabilidade pelo fornecimento e legitimidade do MP.
8. Uma sobre Reserva Legal e adquirente de imóvel (obrigação propter rem e dever de recuperar....)

CIVIL E PROCESSO CIVIL

1. Há superposição entre os direitos de habitação, meação e herança quando o conjunge concorre com ascendente do falecido?
2. Uma sobre quem eram os herdeiros legítimos e os limites de disposição da herança, análise da constitucionalidade do art. 1.790.
3. Um parecer sobre petição de herança, necessidade de ação própria para anular partilha no prazo de 01 ano, ineficácia da partilha efetuada...
4. Diferença entre tutela e poder familiar.
5. Qual a natureza jurídica da sentença de adoção? É possível anulá-la com uma ação anulatória de ato jurídico?
6. Alimentos gravídicos e possibilidade de "chamamento" dos avós paternos.
7. Quais os argumentos que sedimentam a relativização da coisa julgada.

ADMINISTRATIVO E ELEITORAL

1. Responsabilidade Civil Objetiva da Concessionária de Serviço Público abrange o não usuário do serviço?
2. Alienação do Bem Público. Requisitos. Se constatada a nulidade do procedimento de alienação, a Administração é obrigada ou simplesmente poderá anular o ato? O que é paralelismo?. Discussões sobre prazo prescricional de demandas contra a AP.

3.Quais os atributos do ato administrativo? No âmbito privado existe previsão de atos dotados das mesmas características de algum dos atributos do ato administrativo?

4. A Administração Público pode compelir materialmente o administrado à obrigação de construir uma calçada? Pode ela mesma construir e cobrar?

5. Qual o propósito da inclusão do princípio da eficiência? Qual hipótese de perda de cargo por inadequação?

6. Pai e filho podem, em chapa majoritária, disputar cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, respectivamente? Qual o propósito do legislador de prever a inelegibilidade reflexa?

7. Em TAC o promotor pode impor ao Prefeito que não se candidate em eleição próxima, porquanto constatado ato que causou prejuízo ao erário? A questão também tangenciava possibilidade de reparação de danos em TAC. (e possível improbidade)

8. Execução em multa de TAC na Justiça Eleitoral? Possibilidade.

9. Atuação do Promotor em Infidelidade Partidária. E, se nesses casos, deve submeter decisão de arquivamento ao Conselho Superior.

10... Envolvia crimes... Coboclo que fazia parte de um partido político denunciou um candidato por compra de votos. Após ter prendido o candidato pois foi encontrado no seu carro notas de R$50 com santinhos grampeados, foi constatado que quem denunciou tinha plantado esse dinheiro no seu carro. Quais as providências que o promotor eleitoral deveria tomar?

Na prova eu coloquei o crime eleitoral do art. 354 do Código Eleitoral c/c denunciação caluniosa mas errei.

Acho que o examinador queria que fossem remetidas cópias do IP para o MPF em razão do delito de denunciação caluniosa(justiça federal). É aguardar pra ver.
nvgaconcurseiro
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor nvgaconcurseiro » 05 Jul 2013, 09:14

Consumidor - perguntava ainda se podia limitar a oferta, nesse caso, se podia constar na propaganda "até o fim do estoque" ou precisaria dizer exatamente o número de itens em estoque.

Constitucional
1. uma questão sobre regulamentos e decretos, diferença, se há, e perguntava sobre a existência de decretos autônomos,
2. regras constitucionais inconstitucionais, há?
3. poderes investigatórios do MP - justificativas,
4. nomeação de parentes para cargos de secretário de saúde e chefe de gabinete, ofenderia a sv13?
5. nomeação de conselheiro de tribunal de contas e uma decisão do STF que dizia que alguns requisitos eram discricionários do governador do estado, era pra comentar,
6. mudança de nome do Estado, é possível? Dizer com base em qual disposição da repartição de competências legislativas,
7. impedimento prévio pela polícia de manifestação por em outras cidades ter havido vandalismos. Entraram com um HC, parecer.

Português e MP
1. redação sobre inquérito civil e publicidade, máximo de 60 linhas e dizia 6 tópicos que tinham de ser abordados,
2. o que são atos administrativos executórios de caráter preparatório, segundo a doutrina, e dar 3 exemplos,
3. diferença entre autonomia e independência funcional,
4. perguntava se promotor pode instaurar inquérito para investigar crime comum praticado por prefeito,
5. fiscalização da atividade policial, objeto e instrumentos,

Pessoal lá da rede globo foi lembrando e estou postando aqui para conhecimento
nvgaconcurseiro
Membro VIP
Membro VIP

AnteriorPróximo

• ANÚNCIOS

Voltar para Ministério Público Estadual