Livro Digital - Humanística TJRJ - Questões comentadas

TRF 4

Tópicos para debate dos concursos da Magistratura Federal.
  • ANÚNCIOS

Re: TRF 4

Mensagempor Tutela Específica » 05 Dez 2012, 15:32

Usando a regra do 1/3 que muita gente ficou esperando corte no TJ-RS em 68 "seco" ou 69 com anulações, quando na verdade foi 70.

Confie em mim, hehehehehe...
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Tutela Específica » 06 Dez 2012, 14:25

Questões nas quais permaneço em dúvida (mesmo após o gabarito) e que talvez sejam passíveis de recurso. Quem souber, por favor dê uma luz:

4 – ADPF também é controle concentrado de constitucionalidade.

5 – Poder constituinte originário no estado de sítio?

9 – Órgão pode virar Agência Executiva?

27 – Se ocorrer prescrição da pretensão punitiva antes do transito em julgado, nenhuma pena será imposta ao acusado, nem de multa. Logo, a fiança não servirá para pagar multa.

30 – Não entendi porque está errada a assertiva II (habeas corpus em penalidade disciplinar militar).

34 – Que me conste a EBCT tem o MONOPÓLIO dos serviços postais.

43 – Advogado penalizado pela litigância de má fé?

63 – Qual o regime de imputação de pagamento tributário, se não o da assertiva IV?

69 – Ainda está em controvérsia o status dos cemitérios; não há posicionamento firme quanto a receberem imunidade ou não!

85 – Mesmo problema da 9: órgão pode virar agência executiva?

89 – Prazo do infrator, para pagar a multa, não é de 30 dias da notificação?
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Tutela Específica » 06 Dez 2012, 14:46

A 63 foi limada, porque tem a Súmula STJ 464, que veda a regra civil de imputação em área tributária.

As questões 9 e 85 serão objeto de recurso, porque órgão não pode virar Agência Executiva (Lei 9.649/98, artigo 51; Decs. 2.487/98 e 2.488/98).

A questão 69 também será objeto de recurso, porque a regra de imunidade só se aplica aos cemitérios religiosos, não aos cemitérios em geral.

Seguem as demais para debate.

5 – Poder constituinte originário no estado de sítio?

27 – Se ocorrer prescrição da pretensão punitiva antes do transito em julgado, nenhuma pena será imposta ao acusado, nem de multa. Logo, a fiança não servirá para pagar multa.

30 – Não entendi porque está errada a assertiva II (habeas corpus em penalidade disciplinar militar).

Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Tutela Específica » 06 Dez 2012, 14:52

5 também limada, porque o Poder Constituinte Originário não tem limites.

Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor henriquesm » 06 Dez 2012, 16:09

Tutela Específica escreveu:5 também limada, porque o Poder Constituinte Originário não tem limites.

4 – ADPF também é controle concentrado de constitucionalidade. Concordo, acho que houve erro na hora de fazer a questão. O examinador queria falar apenas da ADIN/ADC, mas se equivocou.

27 – Se ocorrer prescrição da pretensão punitiva antes do transito em julgado, nenhuma pena será imposta ao acusado, nem de multa. Logo, a fiança não servirá para pagar multa. A questão ta certa, é só olhar o art. 336, parágrafo único do CPP.

30 – Não entendi porque está errada a assertiva II (habeas corpus em penalidade disciplinar militar). Acho que o erro esta na palavra "absolutamente". Imagino que caiba HC nesse caso para controle de legalidade do ato.

34 – Que me conste a EBCT tem o MONOPÓLIO dos serviços postais. Tutela, da uma olhada na ADPF 46, lá o STF diferencia bem regime de monopólio e regime de exclusividade (privilégio). O Supremo entente que não há monopólio, mas privilégio.

43 – Advogado penalizado pela litigância de má fé? Poisé, isso é novidade, não lembro de nenhum precedente.

89 – Prazo do infrator, para pagar a multa, não é de 30 dias da notificação? Não me recordo, terei que ver.
henriquesm
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor henriquesm » 06 Dez 2012, 16:13

5 dias da notificação (art. 71, IV, Lei 9.605/98)
henriquesm
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Tutela Específica » 06 Dez 2012, 16:50

Henrique, me dou por vencido.

Sob protesto, porque a redação da norma legal é uma b... Mais uma arte do Congresso Companheiro (lei de 2011). Técnica legislativa foi para o espaço faz tempo.

henriquesm escreveu:27 – Se ocorrer prescrição da pretensão punitiva antes do transito em julgado, nenhuma pena será imposta ao acusado, nem de multa. Logo, a fiança não servirá para pagar multa. A questão ta certa, é só olhar o art. 336, parágrafo único do CPP.
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Tutela Específica » 06 Dez 2012, 16:54

Resumindo: vou recorrer da 4 (ADPF também é Controle Concentrado), 9 e 85 (órgão não vira Agência Executiva) e 69 (não há entendimento firme quanto à imunidade para cemitérios, pois nem todo cemitério é religioso).
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Tutela Específica » 06 Dez 2012, 16:55

Ah, e tem a 43, que não sei com base em qual norma a banca se baseou para dizer que advogado pode ser penalizado na litigância de má fé.
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor henriquesm » 06 Dez 2012, 17:15

Tutela, da uma olhada, vê se ajuda: http://www.stj.jus.br/portal_stj/public ... xto=102658

Advogado não responde pessoalmente por litigância de má-fé
A pena por litigância de má-fé deve ser aplicada à parte e não ao seu advogado. A decisão é da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que proveu recurso de um advogado contra a Fazenda Nacional. A Turma, seguindo voto do relator, ministro Humberto Martins, entendeu que o advogado não pode ser penalizado no processo em que supostamente atua como litigante de má-fé, ainda que incorra em falta profissional. Eventual conduta desleal do advogado deve ser apurada em ação própria e não no processo em que defende seu cliente.
No caso, o advogado recorreu ao STJ após decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) que o responsabilizou por litigância de má-fé e determinou a compensação dos honorários advocatícios com o valor fixado para a multa.

Ainda em sua defesa, argumentou que a compensação dos valores não poderia ter sido feita, já que ele jamais poderia ter sido pessoalmente condenado por litigância de má-fé. Para ele, apenas as partes ou o interveniente podem ser condenados. Por fim, afirmou que os honorários advocatícios não poderiam ser compensados, pois estes pertencem unicamente aos advogados e não às partes.

Ao decidir, o ministro Humberto Martins destacou que a solução adotada pelo tribunal regional não está de acordo com a legislação processual vigente, já que o valor referente à multa por litigância de má-fé não pode ser compensado com os honorários devidos ao advogado.

“Conforme expressa determinação legal, eventual condenação do advogado pela litigância de má-fé deve ser apurada em ação própria, e não nos mesmos autos em que defende seu cliente”, acrescentou o relator.
henriquesm
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Tutela Específica » 06 Dez 2012, 17:28

Em função de as questões 9 e 85 apenas repetirem o texto da CF, 37, § 8o (maldita EC 19/98!... Hehehehe...), revejo.

Vou recorrer da 4 (ADPF também é Controle Concentrado), 43 (advogado não sofre penalidade na litigância de má fé) e 69 (não há entendimento firme quanto à imunidade para cemitérios, pois nem todo cemitério é religioso).
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Livro Digital - Humanística TJRJ - Questões comentadas

Mensagempor Tutela Específica » 06 Dez 2012, 17:48

43 não dá para recorrer... O aresto fala em "ainda que o advogado incorra em..." e a assertiva fala em "salvo se o advogado incorra em..."

Restam apenas a 4 (ADPF também é Controle Concentrado) e a 69 (não há entendimento firme quanto à imunidade para cemitérios, pois nem todo cemitério é religioso).
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor smj » 07 Dez 2012, 15:19

Só hj consegui corriguir minha prova.
Achei muito extensa, faltou tempo.
Fui muito mal em previdenciario, administrativo e comercial.
Fiquei com 49 questões. (pior resultado do ano).
Acho que esta nota de corte não passa dos 63.. (só chute).
Boa sorte para quem vai recorrer.
smj
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor juconcurseira » 10 Dez 2012, 08:58

Tutela Específica escreveu:Corrigindo. A amostra de lá já está em 80 candidatos, e o corte em 62.

Parabéns colega!! Torcendo todos os dedos por vc!! Respira fundo e vai em frente!!
(Finalmente consegui acessar!! Agora vou participar com mais regularidade!!)
juconcurseira
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor juconcurseira » 10 Dez 2012, 09:02

... nem vou comentar minha nota... totalmente deprimente, um dos piores resultados que já tive!! Parabéns mesmo pra quem vai pra segunda, força na peruca e foco nos estudos!!
juconcurseira
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Tutela Específica » 10 Dez 2012, 10:34

juconcurseira escreveu:
Tutela Específica escreveu:Corrigindo. A amostra de lá já está em 80 candidatos, e o corte em 62.

Parabéns colega!! Torcendo todos os dedos por vc!! Respira fundo e vai em frente!!
(Finalmente consegui acessar!! Agora vou participar com mais regularidade!!)

Obrigado, Ju! Beijão procê! Benvinda ao fórum (até que enfim! hehehehehe...)!
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Tutela Específica » 11 Dez 2012, 21:20

"Protocolados" os recursos da 4 e da 69!
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Alissa » 13 Dez 2012, 21:51

Tutela,
por favor, me explica essa questão 4.
Aonde cabe ADPF?
afffff, :? :? :?
Alissa
Concurseiro sério
Concurseiro sério

Mensagempor Tutela Específica » 14 Dez 2012, 08:11

Na instrução normativa federal.

Por exemplo, Nota Técnica / Portaria / Instrução Normativa de INSS, Ministério do Trabalho, ANATEL, etc.

E ADPF é controle concentrado.

Na Convenção Coletiva de Trabalho, não cabe (é ato privado).

No Dec. Leg. para sustar licitação, eu fiquei meio assim-assim; de um lado, seria ato de efeitos concretos e, de outro, haveria infração ao Princípio de Separação dos Poderes. Ficou muito estranha essa assertiva e eu não quis mexer em vespeiro.

De toda forma, quanto à assertiva I (instrução normativa) eu tinha certeza e com base nela é que apresentei o recurso.
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Alissa » 20 Dez 2012, 19:24

Valeu Tutela,
Obrigada! ;)
Alissa
Alissa
Concurseiro sério
Concurseiro sério

AnteriorPróximo