Deus_eh_more escreveu:henriquesm escreveu:publicium escreveu:henriquesm escreveu:Foi publicado no DOU de hoje o edital.
Prova dia 20 de outubro.
Tô dentro, henriquesm...
bora lá?
Certo que sim! Vamo lá!
Oi meninos! Estou pensando em me aventurar nesse TRF1. Sempre pensei que concurso pra magistratura federal é uma lenda, o mais difícil de toda a face da terra e bla bla bla. Talvez eu continue pensando isso, mas vejo muitas pessoas fazendo concurso pra Magis Federal e Estadual e como ando me aventurando pela Magis estadual, pensei: pq não?
Bom, então vai a minha pergunta: destoa muitooooooo dos concursos estaduais? Além das matérias extras que são cobradas, como Dto Financeiro, Econômico e talicoisa, as matérias que coincidem, como Processo Civil, por exemplo, tem outro enfoque? É mta perda de tempo a tentativa? Muita aventura?
Gostaria da opinião de vocês. Mesmo que seja um balde de água fria. Sabe como é, concurseira falida, há dois anos e meio na batalha, já não tem tanta grana pra "desperdiçar".
Obrigada!
Olá Deus eh more, tudo certo?
Bem, acho válido você fazer ao menos uma prova pra sentir como é a parada...
Em 2011 eu fiz o TRF1 e naquela época só pensava em Magistratura Estadual.
Depois disso as coisas mudaram e agora estou eu cá do outro lado, e só vou fazer, daqui pra frente, Magistratura Federal.
No meu caso, tenho mais simpatia pelas matéria da área federal, o que ajuda muito na hora de estudar.
Isso não quer dizer que a aprovação seja automática só pelo gosto especial por estas matérias, quem dera....rsrsrs
Mas tenho que dizer que lá pelos idos de 2011, quando fiz o TRF1, tomei uma trauletada daquelas.
Saí da prova até meio tonto. Nem esperei o horário para retirar o caderno de questões, porque fiquei extremamente desapontado comigo mesmo.
Não que a prova em si seja de dificuldade insuperável, o que se assim fosse me tornaria um masoquista por agora querer a Federal. Mas trata-se de outro tipo de prova, com outras nuances, na minha opinião totalmente diferentes da prova Estadual, não obstante também haja aplicação de provas estaduais pela banca CESPE.
As matérias são beeem diferentes e o enfoque, nem se fala.
Quero deixar claro que não sou a voz absoluta da verdade. Cada um pode ter uma visão diferente das experiências que vive.
Com certeza você vai encontrar quem diga que as matérias são muito parecidas e que dá pra casar o estudo.
Particularmente, acho desperdício de tempo tentar estudar para as duas áreas, embora seja plenamente possível.
Depois de alguns anos de estudo entendi que se você estuda pra área federal, fazer concurso para esta área te dá uma certa vantagem. Pode prestar MPF, Magis Fed., Procuradorias Federais, AGU, etc.
E, por outro lado, se você estuda pra área estadual, pode prestar, MP, MAgis Estad., Defensoria Pública, Procuradorias Estaduais, porque apesar de as matérias serem um pouco diferentes nos editais entre as carreiras estaduais, elas são vistas pelo mesmo prisma, sob o mesmo enfoque.
Em resumo, como dito, acho importante fazer a prova, independente de como ou o que você estuda, embora, na minha opinião, a Magistratura Federal se assemelhe muito pouco à Estadual no que toca ao conteúdo das matérias.
Na verdade, o que conta mesmo é a sua vocação. Vá pelo seu coração.
Espero ter ajudado. Qualquer coisa, dá um berro...
Abraço!
Publicium