Livro Digital - Humanística TJRJ - Questões comentadas

TRF1

Tópicos para debate dos concursos da Magistratura Federal.
  • ANÚNCIOS
Canal do MOCAM no YouTube

Re: TRF1

Mensagempor Deus_eh_more » 03 Ago 2013, 15:01

henriquesm escreveu:
publicium escreveu:
henriquesm escreveu:Foi publicado no DOU de hoje o edital.

Prova dia 20 de outubro.

Tô dentro, henriquesm...

bora lá?

Certo que sim! Vamo lá!

Oi meninos! Estou pensando em me aventurar nesse TRF1. Sempre pensei que concurso pra magistratura federal é uma lenda, o mais difícil de toda a face da terra e bla bla bla. Talvez eu continue pensando isso, mas vejo muitas pessoas fazendo concurso pra Magis Federal e Estadual e como ando me aventurando pela Magis estadual, pensei: pq não?
Bom, então vai a minha pergunta: destoa muitooooooo dos concursos estaduais? Além das matérias extras que são cobradas, como Dto Financeiro, Econômico e talicoisa, as matérias que coincidem, como Processo Civil, por exemplo, tem outro enfoque? É mta perda de tempo a tentativa? Muita aventura?
Gostaria da opinião de vocês. Mesmo que seja um balde de água fria. Sabe como é, concurseira falida, há dois anos e meio na batalha, já não tem tanta grana pra "desperdiçar".
Obrigada!
Deus_eh_more
Concurseiro sério
Concurseiro sério

Mensagempor publicium » 03 Ago 2013, 15:33

Deus_eh_more escreveu:
henriquesm escreveu:
publicium escreveu:
henriquesm escreveu:Foi publicado no DOU de hoje o edital.

Prova dia 20 de outubro.

Tô dentro, henriquesm...

bora lá?

Certo que sim! Vamo lá!

Oi meninos! Estou pensando em me aventurar nesse TRF1. Sempre pensei que concurso pra magistratura federal é uma lenda, o mais difícil de toda a face da terra e bla bla bla. Talvez eu continue pensando isso, mas vejo muitas pessoas fazendo concurso pra Magis Federal e Estadual e como ando me aventurando pela Magis estadual, pensei: pq não?
Bom, então vai a minha pergunta: destoa muitooooooo dos concursos estaduais? Além das matérias extras que são cobradas, como Dto Financeiro, Econômico e talicoisa, as matérias que coincidem, como Processo Civil, por exemplo, tem outro enfoque? É mta perda de tempo a tentativa? Muita aventura?
Gostaria da opinião de vocês. Mesmo que seja um balde de água fria. Sabe como é, concurseira falida, há dois anos e meio na batalha, já não tem tanta grana pra "desperdiçar".
Obrigada!

Olá Deus eh more, tudo certo?

Bem, acho válido você fazer ao menos uma prova pra sentir como é a parada...

Em 2011 eu fiz o TRF1 e naquela época só pensava em Magistratura Estadual.

Depois disso as coisas mudaram e agora estou eu cá do outro lado, e só vou fazer, daqui pra frente, Magistratura Federal.

No meu caso, tenho mais simpatia pelas matéria da área federal, o que ajuda muito na hora de estudar.

Isso não quer dizer que a aprovação seja automática só pelo gosto especial por estas matérias, quem dera....rsrsrs

Mas tenho que dizer que lá pelos idos de 2011, quando fiz o TRF1, tomei uma trauletada daquelas.

Saí da prova até meio tonto. Nem esperei o horário para retirar o caderno de questões, porque fiquei extremamente desapontado comigo mesmo.

Não que a prova em si seja de dificuldade insuperável, o que se assim fosse me tornaria um masoquista por agora querer a Federal. Mas trata-se de outro tipo de prova, com outras nuances, na minha opinião totalmente diferentes da prova Estadual, não obstante também haja aplicação de provas estaduais pela banca CESPE.

As matérias são beeem diferentes e o enfoque, nem se fala.

Quero deixar claro que não sou a voz absoluta da verdade. Cada um pode ter uma visão diferente das experiências que vive.

Com certeza você vai encontrar quem diga que as matérias são muito parecidas e que dá pra casar o estudo.

Particularmente, acho desperdício de tempo tentar estudar para as duas áreas, embora seja plenamente possível.

Depois de alguns anos de estudo entendi que se você estuda pra área federal, fazer concurso para esta área te dá uma certa vantagem. Pode prestar MPF, Magis Fed., Procuradorias Federais, AGU, etc.

E, por outro lado, se você estuda pra área estadual, pode prestar, MP, MAgis Estad., Defensoria Pública, Procuradorias Estaduais, porque apesar de as matérias serem um pouco diferentes nos editais entre as carreiras estaduais, elas são vistas pelo mesmo prisma, sob o mesmo enfoque.

Em resumo, como dito, acho importante fazer a prova, independente de como ou o que você estuda, embora, na minha opinião, a Magistratura Federal se assemelhe muito pouco à Estadual no que toca ao conteúdo das matérias.

Na verdade, o que conta mesmo é a sua vocação. Vá pelo seu coração.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa, dá um berro... :lol: :lol:

Abraço!

Publicium
publicium
Concurseiro sério
Concurseiro sério

Mensagempor thiagocosta » 07 Ago 2013, 18:37

Deus_eh_more, eu tenho um colega, hoje no MPDFT, que também passou no TJDFT e só não passou no TRF5 porque não foi fazer a oral (todos os que fizeram passaram). Tudo bem que ele é muito inteligente, mas, assim... é possível! Ele abriu mão do TRF5 porque odeia Previdenciário, inclusive ele mal estudava essa matéria - passou porque era muito bom nas outras.
Para seres "normais" como nós, é temerário deixar Previdenciário de lado. Mas eu confesso que vou fazer o TRF3 sem estudar Internacional e tenho (quase) certeza que não me fará falta.
thiagocosta
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Amazing_Grace » 07 Ago 2013, 23:36

Deus eh more, bora fazer o TRF1!

Olha, como tu pode ver, há opiniões divergentes sobre conciliar o estudo para ambas. Eu acho que é difícil (na verdade, mais difícil do que ir para uma área só), mas plenamente possível.
Em se tratando de primeira fase, a prova do Cespe para a magistratura estadual não é mais difícil do que uma prova do Cespe para magistratura estadual. Só me aventurei 2 vezes na magis estadual (TRF1 e TRF3 de 2011) e lembro que saí da prova do TRF1 ARRASADA (bem assim, com letra maiúscula), mas, no final das contas, acabei ficando de fora por 2 questões, o que nunca tinha conseguido numa prova da magistratura estadual. Nos últimos tempos, acabei focando mais na área estadual por causa das circunstâncias (a vida acabou encaminhando as coisas assim), mas juro que não tenho sequer preferência entre ambas as áreas.
Sinceramente, não acho que haja diferença de dificuldade entre magis estadual e magis federal. Apesar de o estudo para a magis federal parecer mais aprofundado, a magis estadual possui uma discrepância muito grande entre o estudo de todas as fases (o estudo para a fase seguinte é absurdamente diverso da fase anterior), enquanto o estudo pra magis federal parece mais homogêneo.
E assim, pode ter certeza de o que faz a gente rodar são as matérias de sempre: penal, processo penal, civil, processo civil, constitucional, etc. As matérias estranhas são só 20% ou 30% e quase sempre dá pra fazer o necessário.

Se conselho fosse bom, se vendia. Mas, com base na minha experiência, eu arriscaria se não houvesse nenhum outra prova na época, para, até lá, tu poder dar uma "bisoiada" nas matérias estranhas sem culpa na consciência.

Beijocas!
Amazing_Grace
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Deus_eh_more » 08 Ago 2013, 15:31

Oi pessoal!!! Muito obrigada pela ajuda de todos. Já estou bem inclinada a não fazer. Isso porque eu trabalho 8h por dia e ultimamente, tenho conseguido estudar muito pouco! Então, mal tenho conseguido dar conta das matérias "feijão com arroz". Enfim, problemas pessoais à parte. Ainda vou pensar sobre o assunto!!! Se eu resolver encarar essa batalha, volto aqui pra me unir a vocês! :)

Abraços!!!
Deus_eh_more
Concurseiro sério
Concurseiro sério

Mensagempor FantaFantastica » 11 Ago 2013, 21:23

Gente, será que alguém pode indicar uma bibliografia bacana (e compacta rsrsrs) de dto previdenciário e dto internacional??
FantaFantastica
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor publicium » 12 Ago 2013, 10:22

FantaFantastica escreveu:Gente, será que alguém pode indicar uma bibliografia bacana (e compacta rsrsrs) de dto previdenciário e dto internacional??

Olá FantaFantastica, tudo bem?

Tenho utilizado:

"Direito Internacional Público e Privado"- Paulo Henrique Gonçalves Portela, Editora Juspodivm
"Direito e Processo Previdenciário Sistematizado"- Frederico Amado, Editora Juspodivm

São obras completas e compactas, escritas de modo simples e direto, sem rodeios ou discussões intermináveis.

Até o momento estou satisfeito com ambas.

Abraço, ;)

Publicium
publicium
Concurseiro sério
Concurseiro sério

Mensagempor Deus_eh_more » 12 Ago 2013, 18:11

E pra Direito Financeiro o que indicam? Quando fiz PGE utilizei o Valdecir Pascoal - Direito Financeiro e Controle Externo. Alguma outra indicação?

Desde já gradeço! :)
Deus_eh_more
Concurseiro sério
Concurseiro sério

Mensagempor thiagocosta » 13 Ago 2013, 12:17

Vocês não têm aqueles resumos elaborados por um pessoal do concurso passado do TRF1 que certa vez disponibilizaram lá no CW? Pra Financeiro aquele conteúdo é mais que suficiente.
Direito Internacional eu parei de estudar. Não vale a pena. Os livros nem sempre falam o que o Cespe pergunta. Decorar Estatuto de Roma, Tratado de Assunção, Pacto de San Jose? Ah, tenho mais o que fazer! Melhor decorar a 8.212 e a 8.213, que têm maior incidência nas provas.
Eu dou ao Direito Internacional em prova de TRF o mesmo tratamento que dou a Direito Comercial, Família e Sucessões em prova de TJ: só sei do básico, e olhe lá. Melhor se garantir nas outras, sob pena de acabar não sabendo de nada.
Mas respeito as opiniões contrárias!
thiagocosta
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor FantaFantastica » 15 Ago 2013, 15:59

Muitíssimo obrigada!!! Era o que eu precisava... algo que fosse "direto ao ponto", quando o livro começa dar voltas... me dá sono rs rs rs (fico tonta).

publicium escreveu:
FantaFantastica escreveu:Gente, será que alguém pode indicar uma bibliografia bacana (e compacta rsrsrs) de dto previdenciário e dto internacional??

Olá FantaFantastica, tudo bem?

Tenho utilizado:

"Direito Internacional Público e Privado"- Paulo Henrique Gonçalves Portela, Editora Juspodivm
"Direito e Processo Previdenciário Sistematizado"- Frederico Amado, Editora Juspodivm

São obras completas e compactas, escritas de modo simples e direto, sem rodeios ou discussões intermináveis.

Até o momento estou satisfeito com ambas.

Abraço, ;)

Publicium
FantaFantastica
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor FantaFantastica » 15 Ago 2013, 16:01

Vc falou... RESUMOSSSS????!!!! *-* rs rs rs onde eu consigo???

thiagocosta escreveu:Vocês não têm aqueles resumos elaborados por um pessoal do concurso passado do TRF1 que certa vez disponibilizaram lá no CW? Pra Financeiro aquele conteúdo é mais que suficiente.
Direito Internacional eu parei de estudar. Não vale a pena. Os livros nem sempre falam o que o Cespe pergunta. Decorar Estatuto de Roma, Tratado de Assunção, Pacto de San Jose? Ah, tenho mais o que fazer! Melhor decorar a 8.212 e a 8.213, que têm maior incidência nas provas.
Eu dou ao Direito Internacional em prova de TRF o mesmo tratamento que dou a Direito Comercial, Família e Sucessões em prova de TJ: só sei do básico, e olhe lá. Melhor se garantir nas outras, sob pena de acabar não sabendo de nada.
Mas respeito as opiniões contrárias!
FantaFantastica
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Livro Digital - Humanística TJRJ - Questões comentadas

Mensagempor Sr._Amazing_Elvis » 10 Set 2013, 09:38

TCHÊÊÊ!!!

Alguém fará a prova do TRF1 em Brasília agora dia 20 de outubro? Tô mais perdido que cachorro que caiu da mudança, mas tô me aventurando aos poucos nos TRF's, e irei realizar a prova em Brasília porque aqui do sul fica mais fácil de chegar...

Grande abraço!
Sr._Amazing_Elvis
Não faz vergonha nas provas

Mensagempor Tutela Específica » 10 Set 2013, 19:06

Sr._Amazing_Elvis escreveu:TCHÊÊÊ!!!

Alguém fará a prova do TRF1 em Brasília agora dia 20 de outubro? Tô mais perdido que cachorro que caiu da mudança, mas tô me aventurando aos poucos nos TRF's, e irei realizar a prova em Brasília porque aqui do sul fica mais fácil de chegar...

Grande abraço!

Se eu for fazer a prova, será em Brasília.

Digo "SE" porque depende das provas escritas do TRF-3 e da prova oral do TJ-MS.

Vamos nos falando por enquanto...
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Sr._Amazing_Elvis » 10 Set 2013, 19:52

BELEZA! Pode deixar que eu levo o chimarrão!
Sr._Amazing_Elvis

Mensagempor Sr._Amazing_Elvis » 12 Set 2013, 12:26

TCHÊÊÊ!

Alguém mais irá realizar o certame do TRF-1, além da possível presença do TUTELETA? Digo, alguém mais em qualquer lugar, não necessariamente em Brasólia...

Tô achando essa sala mais vazia do que aniversário de sogra na segunda... chega a dar eco!

Mas mesmo assim vou levar o chimarrão!

Aliás, antes que eu me esqueça: caso alguém se interesse em dividir o tácsis, chego em Brasólia ali pelas 19:30.
Sr._Amazing_Elvis

Mensagempor publicium » 12 Set 2013, 13:30

Sr._Amazing_Elvis escreveu:TCHÊÊÊ!

Alguém mais irá realizar o certame do TRF-1, além da possível presença do TUTELETA? Digo, alguém mais em qualquer lugar, não necessariamente em Brasólia...

Tô achando essa sala mais vazia do que aniversário de sogra na segunda... chega a dar eco!

Aliás, antes que eu me esqueça: caso alguém se interesse em dividir o tácsis, chego em Brasólia ali pelas 19:30.

Fala Gaúcho, tranquilo?

Eu vou me aventurar no TRF1, mas vou fazer a prova em Belzonte.

Não estranha não. Em geral, as salas da magis federal são bem menos movimentadas do que as estaduais...

Mas de qualquer forma, nos encontramos por aqui.

Abraço!

Publicium
publicium
Concurseiro sério
Concurseiro sério

Mensagempor Sr._Amazing_Elvis » 12 Set 2013, 14:55

publicium escreveu:

Fala Gaúcho, tranquilo?

Não estranha não. Em geral, as salas da magis federal são bem menos movimentadas do que as estaduais...

Abraço!

Publicium

TCHÊÊÊ PUBLICIUM!!!

Cara, beleza entonces! Na verdade eu já tinha notado uma certa “repulsa” das pessoas com relação às matérias federais, mas não achei que fosse tanto! Pelo menos aqui, no FM, muitas pessoas tiram um notaço na magistratura Estadual, e nem tentam a Federal...

Na verdade não estudei o suficiente, e sei das minhas reais possibilidades, mas é um primeiro passo! Gaúcho que laça também tenta com corda, não adianta!

No que eu puder ajudar, estamos aqui!

Grande abraço!
Sr._Amazing_Elvis

Mensagempor publicium » 12 Set 2013, 15:18

Sr._Amazing_Elvis escreveu:
publicium escreveu:

Fala Gaúcho, tranquilo?

Abraço!

Publicium

TCHÊÊÊ PUBLICIUM!!!

Cara, beleza entonces! Na verdade eu já tinha notado uma certa “repulsa” das pessoas com relação às matérias federais, mas não achei que fosse tanto! Pelo menos aqui, no FM, muitas pessoas tiram um notaço na magistratura Estadual, e nem tentam a Federal...

Na verdade não estudei o suficiente, e sei das minhas reais possibilidades, mas é um primeiro passo! Gaúcho que laça também tenta com corda, não adianta!

No que eu puder ajudar, estamos aqui!

Grande abraço!

É Gaúcho, acho que você tá certíssimo.

Tem que tentar mesmo. Vai que você resolve mudar de área...

Eu andei fazendo alguns concursos de magistratura estadual, mas, ao contrário da maioria, as matérias são pra mim um pouco indigestas, entende?

Esse trem de estudar ECA, família, sucessões (principalmente), entre outras, desce quadrado. Fico pensando o seguinte: se não gosto de estudar isso, como trabalharei com isso depois?

Num raciocínio simples significa: estudar o que vc não gosta e passar num concurso que tem muitas matérias que vc não gosta é diretamente proporcional a trabalhar muito tempo com o que vc não gosta, ou pelo menos, até que aprenda a gostar.....kkkkkkkkk

Daí descobri que a base que tive na universidade é bem mais próxima dos concursos federais (bem mais focada no direito público).

E desde 10/01 deste ano de 2013 tenho me dedicado exclusivamente à área federal, especificamente à Magistratura Federal.

Fiz agora o TRF da 3ª. Já tinha feito TRF1 em 2011, mas nem considero como prova de concurso. Não tinha a mínima noção. Foi mais um devaneio do que uma prova....hauhsuhaushauhuha

Considero mesmo, como início da batalha, esta prova do TRF3 já feita e semissepultada. Estudei focado e direcionado.

O resultado do TRF3: deixa prá lá.... :lol: :lol:

Agora é pensar no TRF1, que está aí e depois no TRF2, que também deve sair logo no início de 2014.

Até o próximo, vou aparando as arestas, afinal, devagar se vai ao longe....hehehe

Abraço, no que precisar, a recíproca é verdadeira.

Publicium
publicium
Concurseiro sério
Concurseiro sério

Mensagempor Sr._Amazing_Elvis » 12 Set 2013, 21:27

TCHÊÊÊ!!!

Falaste tudo guri! É preciso fazer escolhas mesmo, e na verdade acho que fizeste a escolha certa. Eu entendo perfeitamente sua ojeriza pelas matérias estaduais.

Na verdade eu acho o seguinte, as matérias estaduais podem até parecerem mais fáceis, mas o problema que surge é que a nota de corte nas primeiras fases da magistratura estadual é muito alta. O que me acontece? No meu caso, por exemplo, tive que decorar o Vade pro concurso do TJSC, aí chegou na 2ª, me lasquei! Mas me lasquei bonito, porque se eu não decorasse aquela merda pra 1ª fase, não sairia do chão...

E o que eu vejo na Magistratura Federal é que o estudo é mais homogêneo, ou seja, o estudo da primeira fase também serve pra segunda. As matérias podem ser mais difíceis, mas a nota de corte não sobe tanto. Apesar das matérias serem mais específicas, elas são muito mais prazerosas (pra quem gosta, é claro).

Enfim, vamos ver no que vai dar... e vamos nos falando e trocando informações!

Grande abraço!
Sr._Amazing_Elvis

Mensagempor marxdsj » 19 Set 2013, 13:22

Olá pessoal!
Acabei de conhecer o MOCAM. Gostando muito do que estou lendo.
Daqui de MG. Rumo ao TRF1. Posteriormente o da 2ª.rsrs...
Contem comigo. Abç.
marxdsj
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

AnteriorPróximo

• ANÚNCIOS

Voltar para Magistratura Federal