Livro Digital - Humanística TJRJ - Questões comentadas

TRF2

Tópicos para debate dos concursos da Magistratura Federal.
  • ANÚNCIOS
Canal do MOCAM no YouTube

Re: TRF2

Mensagempor marxdsj » 27 Fev 2014, 09:34

Comissão Especial de Concurso decide realizar nova contratação por meio do CJF para 2014

25/02/2014 18:15

A Comissão Especial de Concurso para ingresso na magistratura federal reuniu-se com representantes do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), no Conselho da Justiça Federal (CJF), para traçar as ações de contratação de instituição para a realização de novos concursos para os Tribunais Regionais Federais (TRFs). O contrato vigente está encerrando e foi acordado que deverá ser feita nova contratação com a FUB/CESPE, por um ano, prorrogável por mais quatro, conforme previsto em lei.

Entretanto, o representante do TRF2, desembargador Guilherme Couto de Castro, apresentou algumas propostas para constar no novo contrato. Segundo o desembargador, “as propostas visam aprimorar e agilizar o processo de seleção”, ressaltou. Para isso, foi sugerido que a banca examinadora seja mista, composta por membros indicados pela Unb e por magistrados dos tribunais, e que todos sejam remunerados igualmente.

O CEJ, por sua vez, sugeriu que haja um preposto da empresa organizadora do concurso, com poder de decisão, para tratar diretamente com o Tribunal demandante do certame; que haja previsão contratual para que os tribunais que hoje fazem sua própria contratação também possam utilizar o serviço, caso haja necessidade; e ainda, que as regras para todas as fases sejam definidas em apenas um contrato, e não em dois como é atualmente.

Os membros da Comissão levantaram a questão de que o ideal é que a Resolução nº 67, de 03/07/2009, que normatiza a contratação de concursos para a Justiça Federal (JF), seja reformulada visando atender melhor a realidade de cada TRF. Mas, devido à urgência para contratar novos magistrados, a Comissão entendeu que essas mudanças devem ser feitas após a próxima contratação.

Com o objetivo de conhecer melhor outras instituições e a capilaridade delas para realizar os concursos, os membros da Comissão vão estabelecer um cronograma de visitas a fim de verificar as condições que mais atenderiam a cada Tribunal. A primeira visita já ficou definida e será em agosto, no Rio de Janeiro. Outra deliberação da Comissão foi a de realizar encontros com as comissões de concursos de cada tribunal, a fim de trocar experiências que facilitem a contratação pelos TRFs.

Segundo a Secretária do CEJ, Mariana Pinheiro Galvão Pereira, que representou o corregedor-geral, ministro Arnaldo Esteves Lima, cada tribunal deve ter autonomia para contratar os concursos: “a Justiça Federal é nacional, mas é preciso respeitar as particularidades de cada região, não se pode engessar os tribunais”, destacou.Os membros da Comissão Especial de Concurso são: o diretor do Centro de Estudos Judiciários, Ministro Arnaldo Esteves Lima; a desembargadora Mônica Jacqueline Sifuentes Pacheco de Medeiros, da 1ª Região; e os desembargadores Guilherme Couto de Castro, da 2ª região; Cotrim Guimarães da 3ª Região; Otávio Roberto Pamplona, da 4ª Região; e Rogério Meneses Fialho Moreira, da 5ª Região.
marxdsj
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum
 
Mensagens: 26
Registrado em: 19 Set 2013, 12:57
Localização: Nanuque-MG

Re: TRF2

Mensagempor publicium » 02 Jul 2014, 11:30

E aí galera?

Animados para a prova?

abraços e bons estudos!!!
Avatar do usuário
publicium
Concurseiro sério
Concurseiro sério
 
Mensagens: 138
Registrado em: 19 Jul 2012, 00:32
Localização: Minas Gerais, UAI!

Anterior


  • ANÚNCIOS

Voltar para Magistratura Federal

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante