Livro Digital - Humanística TJRJ - Questões comentadas

TJMS

Tópicos para debate dos concursos da Magistratura Estadual.

Moderador: Oddie

• ANÚNCIOS
Canal do MOCAM no YouTube

Re: TJMS

Mensagempor bruninhorp » 12 Dez 2013, 09:27

Tutela,

Rola alguma fofoca sobre um novo concurso? Abraços.
bruninhorp
Concurseiro sério
Concurseiro sério

Mensagempor Tutela Específica » 13 Dez 2013, 01:16

Por enquanto, não.

Preocupação do TJ-MS é resolver se fecha ou mantem abertas diversas comarcas do interior.

Mas ainda existem cargos vagos às pencas. Depois de todo mundo promovido, ainda vão restar 20 cargos de substituto e mais os cargos a virem de varas ainda não instaladas (uns 20 cargos no total).

Mas a questão orçamentária pesa e muito. O concurso atual foi encerrado só agora por conta disso.
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Tutela Específica » 24 Jan 2014, 01:10

Edital no forno - o problema é que ainda no "fogo brando".

A posse (ontem) não fez nem cócegas no quadro faltante de juízes.

Havia 8 comarcas vagas, ontem abriram mais 3 promoções de 1a para 2a instância, tornando assim 11 as comarcas iniciais vagas. Mais algumas comarcas iniciais deverão vagar no decorrer de 2014.

Com isso, até o final do ano os 15 atuais substitutos serão titulares de 1a instância. Talvez alguns não "de direito", mas pelo menos na prática. Isso porque o TJ-MS tem o costume de só terminar a titularização de uma turma com a aprovação do concurso seguinte, e nesse meio tempo segura pelo menos uns 5 juízes no cargo de substitutos (eu serei um desses).

A secretaria do CSM tinha o desejo de fazer prova objetiva em abril. Como nem sempre os membros do CSM acompanham os anseios da sua secretaria, isso pode se alongar uns 2 ou 3 meses além do previsto. De toda forma, o prospecto é: prova objetiva no 1o semestre.

É isso aí. O tereré e a chipa os esperam! Abraços a todos!
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Inacio » 24 Jan 2014, 13:30

Tutela Específica escreveu:Edital no forno - o problema é que ainda no "fogo brando".

Havia 8 comarcas vagas, ontem abriram mais 3 promoções de 1a para 2a instância, tornando assim 11 as comarcas iniciais vagas. Mais algumas comarcas iniciais deverão vagar no decorrer de 2014.

Com isso, até o final do ano os 15 atuais substitutos serão titulares de 1a instância. Talvez alguns não "de direito", mas pelo menos na prática. Isso porque o TJ-MS tem o costume de só terminar a titularização de uma turma com a aprovação do concurso seguinte, e nesse meio tempo segura pelo menos uns 5 juízes no cargo de substitutos (eu serei um desses).

A secretaria do CSM tinha o desejo de fazer prova objetiva em abril. Como nem sempre os membros do CSM acompanham os anseios da sua secretaria, isso pode se alongar uns 2 ou 3 meses além do previsto. De toda forma, o prospecto é: prova objetiva no 1o semestre.

Valeu Tutela,

agradeço pelas informaçõe.

Mas e ae, o Sr. vai nos abandonar no TJRS?
Inacio
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Lullis » 24 Jan 2014, 17:57

Obrigada pelas informações Tutela!!!
Lullis
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor bruninhorp » 24 Jan 2014, 18:04

Valeu Tutela !!!!!!!!!
bruninhorp
Concurseiro sério
Concurseiro sério

Mensagempor henriquesm » 25 Jan 2014, 18:30

Parabéns ao amigo, tenho certeza que será um excelente magistrado! Polêmico, mas sempre coerente.
henriquesm
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Tutela Específica » 27 Jan 2014, 00:45

Inácio,

Assim que aprovado na prova oral (novembro/2013), atravessei petição renunciando ao concurso do TJ-RS.

Lamento, mas meu sangue está aqui no MS.

Abraço...

Inacio escreveu:
Tutela Específica escreveu:Edital no forno - o problema é que ainda no "fogo brando".

Valeu Tutela,

agradeço pelas informaçõe.

Mas e ae, o Sr. vai nos abandonar no TJRS?
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Lullis » 27 Jan 2014, 17:04

Ahhh como quero ser empossada na próxima :)

" http://fernandosoares.midiamax.com.br/"

Vejam a felicidade dos novos magistrados, incentivo maior que esse não tem né pessoal?!
"Bora" estudar então!

Tutela, tenho dúvidas quanto a realização do próximo concurso em breve por causa do candidato remanescente...Não entendi, terá um prova oral somente para ele? E em caso de eventual aprovação, como será a classificação? :roll:

Abraços,
Lullis, com dois éles.
Lullis
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Tutela Específica » 28 Jan 2014, 00:22

No MEU entendimento (ressaltando que é apenas MEU, não falo pelo Tribunal), o Fabio Camilo entra num concurso "30-B", só dele.

Em termos da classificação do concurso, ele pode até vir a ser o 1o colocado (digamos que tire 10 na prova oral e 10 na prova de títulos).

Mas em termos de antiguidade será o 16o. O STJ já definiu que antiguidade se mede pela data da posse, não pela classificação no mesmo concurso. Precedente: TRF-4, logo após a EC 45/2004, que passou a exigir os 3 anos de atividade jurídica (e muitos candidatos foram aprovados sem esses 3 anos, com liminar, e foram tomar posse só muito depois, quando do trânsito em julgado da liminar que autorizou continuar no concurso).
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Lullis » 28 Jan 2014, 11:21

Tutela Específica escreveu:No MEU entendimento (ressaltando que é apenas MEU, não falo pelo Tribunal), o Fabio Camilo entra num concurso "30-B", só dele.

Em termos da classificação do concurso, ele pode até vir a ser o 1o colocado (digamos que tire 10 na prova oral e 10 na prova de títulos).

Mas em termos de antiguidade será o 16o. O STJ já definiu que antiguidade se mede pela data da posse, não pela classificação no mesmo concurso. Precedente: TRF-4, logo após a EC 45/2004, que passou a exigir os 3 anos de atividade jurídica (e muitos candidatos foram aprovados sem esses 3 anos, com liminar, e foram tomar posse só muito depois, quando do trânsito em julgado da liminar que autorizou continuar no concurso).

Entendi Tutela, muito obrigada pelos esclarecimentos!
Lullis
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Livro Digital - Humanística TJRJ - Questões comentadas

Mensagempor maemadruga » 05 Mar 2014, 20:18

Oi galera, estou entrando hj no fórum, apesar de acompanha-los já algum tempo! Espero poder aprender ainda mais com todos vcs. Ah! "Maemadruga" não é atoa, afinal, tenho 3 filhos(tds homens-11;7 e 5) e só posso estudar de madrugada, hehehe!!1 :D :D :D
maemadruga
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Oddie » 06 Mar 2014, 12:27

maemadruga escreveu:Oi galera, estou entrando hj no fórum, apesar de acompanha-los já algum tempo! Espero poder aprender ainda mais com todos vcs. Ah! "Maemadruga" não é atoa, afinal, tenho 3 filhos(tds homens-11;7 e 5) e só posso estudar de madrugada, hehehe!!1 :D :D :D

Maemadruga,

Seja bem vinda...imagino o quanto sua jornada de estudos é árdua, mas tenho certeza que ao final, tudo dará certo.

Fora que será juíza e logo de cara já terá 3 "capangas" para lhe proteger...hehehehehehe...

Abs,
Oddie
Oddie
Moderador
Moderador

Mensagempor Lullis » 06 Mar 2014, 16:39

maemadruga escreveu:Oi galera, estou entrando hj no fórum, apesar de acompanha-los já algum tempo! Espero poder aprender ainda mais com todos vcs. Ah! "Maemadruga" não é atoa, afinal, tenho 3 filhos(tds homens-11;7 e 5) e só posso estudar de madrugada, hehehe!!1 :D :D :D

Oi "maemadruga", seja bem-vinda!
Também sou mamãe, tenho uma gatinha de 10 meses.
Agora em 2014, com ela um pouco maiorzinha, retomei os estudos.
Vou ter que aderir ao seu "método" de estudo na madrugada, durante o dia o escritório é muito corrido e, a noite, a gatinha quer brincar e atenção. Acho que vou virar "maeeconcurseiraseviranostrinta" :lol:
Abraços,
Lullis
Lullis
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Manuca » 07 Mar 2014, 10:47

Oiiiii maemadrugada !!!
Bem-vinda a turminha mais MA-RA-VI-LHO-SA do mundo virtual... :D :D :D
Nem faço ideia dessa rotina mega-maluca que você tem, mas uma coisa é certa: vai ai uma ajudinha para manter o olho aberto na madruga !!!
Bjoooos !!!

Imagem
Manuca
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor maemadruga » 07 Mar 2014, 11:23

Galera, muito obrigada pelo carinho, dá pra acreditar, já estou me sentido em casa, hehehe :D :D :D
Manuca, adorei o cafezinho, bjos!!!
Partiu, estudar GEOGRAFIA, afinal, estou em "semana de prova" na escola da tropa de elite!!!kkkk
É galera, bora estudar enquanto essa fase não chega, quanto mais eles vão crescendo mais a gente tem com o que se preocupar, se agora não tá fácil, imagina daqui alguns anos!!!!
maemadruga
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Lullis » 14 Abr 2014, 12:41

Tutela Específica escreveu:No MEU entendimento (ressaltando que é apenas MEU, não falo pelo Tribunal), o Fabio Camilo entra num concurso "30-B", só dele.

Tutela, parabéns pelo TRF 3! Agora você aposenta da "vida concurseira" NÉ, POR FAVOR! :lol: :lol: :lol:
e a pergunta que não quer calar, vai ficar no MS na justiça federal ou estadual???
Novidades sobre o novo concurso?
Abs,
Lullis
Lullis
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Tutela Específica » 15 Abr 2014, 00:25

O concurso do TJ-MS está na mesa do presidente.

O problema é que está na mesa dele há uns par de dias... É o ritmo dele...

E também tem a questão orçamentária, que aqui no TJ-MS está complicada, por causa do governo estadual.
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor wmoreira » 19 Abr 2014, 21:48

Olá pessoal, essa é a minha primeira postagem, e espero contribuir não apenas com o tópico, mas também com o fórum do MOCAM, trocando ideias, informações etc.

Sou aqui do MS, trabalho no TJ em uma comarca do interior, e fui desde voluntário, depois estagiário de cartório, estagiário do gabinete, analista judiciário e atualmente assessor.

Meu maior sonho é a magistratura, e espero ansiosamente o próximo concurso. :)

Vamos nos manter informados, trocar informações e avante nos estudos!!

:D :D
wmoreira
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Mensagempor Tutela Específica » 25 Mai 2014, 02:49

Última informação que tenho e que virei a ter do concurso do TJ-MS.

A elaboração do concurso está pronta.

Todavia, a questão orçamentária é central para a atual administração do tribunal, então por enquanto não sai.

Até o final do ano o tribunal voltará a ter 50 cargos vagos, como tinha antes da posse deste último concurso em que entrei, só com base nas aposentadorias.

Se as baixas por exoneração que estão previstas (mudança para outros tribunais) se confirmarem, serão pelo menos 55 cargos vagos.

O problema é a lei de organização judiciária que só permite a entrada de 25 juízes substitutos, pois este é o total de cargos nessa categoria.

Em resumo: os rumores são de que a apreciação e abertura de novo concurso voltará à pauta só em setembro.
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

AnteriorPróximo

• ANÚNCIOS

Voltar para Magistratura Estadual