Livro Digital - Humanística TJRJ - Questões comentadas

Grupo de Estudo _ Direito Ambiental

Grupos de estudos das diversas disciplinas jurídicas.
  • ANÚNCIOS

Grupo de Estudo _ Direito Ambiental

Mensagempor rogeria23 » 14 Ago 2012, 11:32

Pessoal, tenho uma dúvida sobre licenciamento ambiental. O antigo código florestal previa que a atividade ou empreendimento que estivesse localizado em Área de Preservação Permanente (APP), a competência ambiental para o licenciamento seria do órgão estadual.

Tentei pesquisar se essa competência foi modificada com o novo código florestal, mas não localizei nenhum artigo a respeito. Alguém sabe dizer se a competência para licenciamento ambiental na APP continua sendo do órgão Estadual?

Obrigada.
rogeria23
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

Re: Grupo de Estudo _ Direito Ambiental

Mensagempor Dynamite » 10 Set 2012, 15:22

Questão do último concurso do TJRJ.
Uma boa oportunidade para rever nossos estudos. :D

Prova: VUNESP - 2011 - TJ-RJ - Juiz
Disciplina: Direito Ambiental | Assuntos: Unidades de Conservação (Lei 9.985-00);

Analise as assertivas.
I. A criação de unidades de conservação deve ser precedida de estudos técnicos e consulta pública e pode se dar por meio de lei ou decreto, assim como a ampliação ou redução dos seus limites e a transformação de unidades de menor grau de proteção em unidades do grupo de proteção integral.

II. A legislação permite o cultivo de organismos geneticamente modificados em áreas de proteção ambiental e em zonas de amortecimento de unidades de conservação, desde que assim previsto nos respectivos planos de manejo e observadas informações técnicas da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio.

III. A legislação permite o uso comercial de organismos geneticamente modificados desde que haja decisão técnica favorável da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, sendo ou não exigido licenciamento ambiental a critério da referida comissão.

IV. É permitida a permanência de comunidades tradicionais em unidades de conservação de uso sustentável, desde que suas atividades sejam compatíveis com a preservação e defesa da unidade de conservação e tenham recebido do órgão gestor da unidade termo de posse correspondente à área que ocupam.
Está correto, apenas, o contido em

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.

Gabarito: letra "c".
Dynamite
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Tutela Específica » 10 Set 2012, 17:05

Na I, não pode a redução por decreto.

Na IV, não tenho absoluta certeza (porque não fui na lei conferir), mas me parece que não precisa do termo de posse.
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Tutela Específica » 07 Mar 2013, 12:20

Folks, por favor alguém me ilustre a respeito.

Com base em quê foi dada como correta a questão 91 do TRF-5 2013 - "A responsabilidade por possíveis danos ao meio ambiente decorrentes de atividade ou empreendimento (...) restringe-se ao ressarcimento do dano, caso a licença ambiental tenha sido concedida regularmente"???

Posso estar muito enganado, mas que me conste isso contraria o Princípio da Proteção Integral e a autonomia da responsabilidade penal em face da responsabilidade civil e/ou administrativa.

Nesse sentido, tem um julgado do STJ no Informativo 467 que determina que o cumprimento de TAC, em matéria ambiental, não inviabiliza a ação penal. Ou seja: a regularidade administrativa não prejudica a autonomia da responsabilidade penal.

Não sei se eu é que estudei completamente errado, mas não vejo fundamento para manterem essa questão.

Posto também a dúvida no tópico do TRF-5...
Tutela Específica
Membro VIP
Membro VIP

Mensagempor Alissa » 07 Mar 2013, 22:40

Tutela,
Andei pesquisando, parece que a maioria da jurisprudência é no sentido de tancamento da ação Penal por falta de justa, se houver TAC.
não sei se era isso.... :oops:
Abraço,
Alissa
Alissa
Concurseiro sério
Concurseiro sério

Mensagempor Alissa » 07 Mar 2013, 22:41

digo, trancamento.
Alissa
Concurseiro sério
Concurseiro sério

Mensagempor Juba » 04 Ago 2013, 17:52

Pessoal! Que palpite vocês arriscam pra prova do Rio dia 18??
Juba
Sublinhador de Vademecum
Sublinhador de Vademecum

• ANÚNCIOS

Voltar para Grupos de Estudos